TAÇA DA LIGA RECONQUISTADA!
Reconquista! Após ter sido o único título não vencido pelo Benfica na época transata, a Taça da Liga foi novamente erguida pelas águias neste domingo, 23 de fevereiro, no Pavilhão de Desportos de Vila do Conde, na sequência do triunfo na final da prova, ante o Nun'Álvares, por 2-3, nas grandes penalidades (2-2, após prolongamento).
Ainda nem a partida tinha começado e já os Benfiquistas expressavam o seu apoio às comandadas de Alex Pinto, saudando-as efusivamente no arranque do período de aquecimento. Os ruidosos cânticos dos adeptos encarnados mantiveram-se até ao apito inicial, prolongando-se pelo decorrer do encontro.
Ana Catarina esteve em evidência nos primeiros minutos, com uma dupla defesa, face a um disparo longínquo de Pisko e uma recarga de Lídia Moreira (3'); um belo mergulho, em resposta a remate cruzado de Lídia Moreira (5'); e novo bloqueio, desta feita perante uma tentativa de Cátia Morgado (7').
Por sua vez, o Benfica ameaçou por intermédio de Fifó, que teve um tiro prometedor intercetado por Kaká (5'), e Janice – de regresso à competição, após paragem por lesão –, que encheu o pé à entrada da área e atirou um pouco ao lado (10').
O Nun'Álvares desfez o nulo à passagem do 12.º minuto, num contra-ataque. Ana Azevedo recuperou uma bola no meio-campo, tabelou com Lídia Moreira e, de posição privilegiada, não desperdiçou (1-0).
Até ao intervalo, somente as águias tornaram a criar perigo, tendo Odete Rocha travado um remate de Janice (16'), Raquel Santos abanado a malha lateral (17') e Fifó errado o alvo por pouco (17').
No entanto, com uma entrada asfixiante na 2.ª metade – expressada nos remates ligeiramente transviados de Raquel Santos (23') e Maria Pereira (24'), bem como nas defesas apertadas de Odete Rocha, face a dois disparos de Janice (24' e 25') –, as benfiquistas conseguiram mesmo dar a volta ao marcador.
Aos 25', acutilante na pressão, Maria Pereira ganhou a bola no meio-campo adversário, avançou e fuzilou as redes a partir da entrada da área (1-1), lançando a festa no bloco encarnado das bancadas do Pavilhão de Desportos de Vila do Conde.
Na resposta, Cátia Morgado rematou próximo do poste (26'), todavia, moralizadas pela energia dos Benfiquistas, foram as comandadas de Alex Pinto que marcaram.
Foi ao ritmo de "Allez, Benfica" que Natália Detoni descobriu Fifó no ataque, à esquerda, com um passe teleguiado a partir do meio-campo. Na área, a internacional portuguesa não perdoou e atirou a contar (1-2, aos 27'), levantando os Benfiquistas das bancadas.
Pouco depois, aos 29', Ana Azevedo enviou uma bola ao poste, após esta desviar em Natália Detoni. Já aos 35', Ana Catarina sacudiu um disparo de Lídia Moreira para canto.
A três minutos do fim, Cátia Morgado reestabeleceu a igualdade, finalizando com sucesso uma triangulação pela direita com Ana Pires e Ana Azevedo (2-2).
Deste modo, o duelo seguiu para o prolongamento, onde as águias voltaram a ter uma entrada assertiva, com Odete Rocha a defender remates de Maria Pereira (41') e Raquel Santos (43').
Ana Catarina aplicou-se igualmente com categoria, face a Ana Azevedo (42'), enquanto Cátia Morgado atirou a rasar o poste (43').
A 2.ª parte do prolongamento teve menos aproximações às balizas, mas o Benfica teve uma grande chance para marcar quando o Nun'Álvares cometeu a sexta falta. Contudo, Odete Rocha voltou a brilhar no consequente livre direto sem barreira, bloqueando o tiro de Sara Ferreira (48').
No penúltimo minuto, Pisko tentou ainda a sua sorte de longe, mas Ana Catarina estava atenta, e Cátia Morgado acertou nas malhas laterais. Com a baliza oposta à mercê, Janice errou o alvo por muito pouco.
Assim sendo, o embate só foi decidido nas grandes penalidades, onde Ana Catarina – que recebeu o prémio de melhor guarda-redes da final – vestiu a pele de heroína, defendendo os remates de Pisko, Lídia Moreira e Cátia Morgado. Vitória para as águias, por 2-3, com golos de Janice, Inês Fernandes e Fifó – Odete Rocha evitou o tento de Sara Ferreira –, enquanto, do lado oponente, Kaká e Lysa Gomes converteram os penáltis.
Seguidamente, em bonitos momentos de alegre convívio Benfiquista, atletas e adeptos comemoram juntos o triunfo, com o inevitável "Ser Benfiquista" a ser entoado em plenos pulmões.
Com esta conquista, o Benfica tornou-se o emblema com mais Taças da Liga no palmarés: em cinco edições, venceu três, superando justamente o Nun'Álvares, que ganhou as restantes. Este é também o segundo título arrecadado pelas encarnadas na presente temporada, depois de terem vencido igualmente a Supertaça no arranque da mesma.
No domingo, 2 de março, às 19h00, as benfiquistas voltam a entrar em ação, recebendo o Novasemente, no Pavilhão Fidelidade, num compromisso da 19.ª jornada da 1.ª fase da Liga Feminina Placard.
DECLARAÇÕES
Alex Pinto (treinador do Benfica): "Quando entrámos nesta competição, tínhamos uma dívida para com todos os Benfiquistas que foi o falhanço que tivemos na época passada nesta competição, na Taça da Liga, e, por isso, tínhamos muita ambição em recuperar este título e em oferecer este título aos Benfiquistas. Foi uma final muito dura, onde não entrámos bem no jogo, fizemos uma primeira parte muito abaixo daquilo que podemos e conseguimos fazer. Ao intervalo ajustámos uma série de coisas, construímos melhor e viemos para uma 2.ª parte que eu acho que passou do 8 para o 80 e aí fomos melhores, dispusemos de várias oportunidades antes de fazer o empate, fizemos o empate, passámos por cima do marcador e depois o Nun'Álvares fez aquilo que lhe competia que foi procurar o golo nos minutos finais. No prolongamento acho que o Benfica acabou por estar melhor, mas é uma fase onde as equipas não querem entregar nada e por isso se temem mutuamente, mesmo assim dispusemos de pelo menos duas ocasiões flagrantes antes do término do prolongamento. Não aconteceu, fomos aos penáltis e aí – eu costumo dizer que tenho a sorte de ter as melhores do mundo, sem dúvida – tenho a Ana Catarina. Foi ela que acabou por aparecer no momento em que a equipa também precisava dela e isso é mesmo o significado da equipa, quando precisamos uns dos outros as nossas qualidades aparecem e aí a Ana [Catarina] destacou-se."
Ana Catarina (guarda-redes do Benfica): "Neste momento, em Portugal, somos o clube a nível de futsal feminino que tem mais Taças da Liga. Por isso, só por si já significa muito. Pelo facto de no ano passado nos ter fugido esse troféu, ainda por cima das meias-finais e da forma como foi até nos penáltis, confesso que até me serviu um bocadinho também de motivação. Era nossa obrigação entrar em campo e tentar ganhar novamente este troféu que nos fugiu o ano passado. De resto, acho que foi um jogo em que, na 1.ª parte, nós não entrámos bem de todo e acho que as melhores oportunidades até foram delas. E até aos penáltis só houve uma equipa que quis jogar, que quis lutar pelo resultado, que fomos nós. Infelizmente, foi nos penáltis, mas o mais importante é que, independentemente da forma, do como, conseguimos levar este troféu para o Museu Cosme Damião. Quero só agradecer aos Benfiquistas que estiveram aqui presentes, são uma força adicional."
Inês Fernandes (capitã do Benfica): "Felizes e aliviadas porque o jogo foi complicado. Também complicámos o jogo, mas depois com o resultado acabámos por sair felizes. Procurámos também a felicidade na 2.ª parte e estamos felizes por termos ganhado, mas esteve no limite. Houve uma altura em que as duas equipas tinham mais medo de errar do que de ir para ganhar o jogo. No prolongamento acho que se sentiu muito isso. Acho que a Ana Catarina deve estar super orgulhosa, porque muitas vezes acham que as grandes penalidades são um ponto fraco dela, porque não é propriamente uma guarda-redes com a capacidade física ou aquela envergadura que os treinadores mais preferem para encher a baliza nos seis metros. Mas ela acaba por ter uma capacidade de reação muito grande. Fico muito grata, porque sem ela, se calhar, hoje não saíamos daqui vencedoras. Para mim já é a melhor do mundo sem isso, porque eu a vejo treinar todos os dias, mas isso só confirma aquilo que ela é."
Janice (pivô do Benfica): "É uma sensação única porque lutámos até ao fim. Damos o nosso melhor, agradeço muito às minhas colegas pelo sacrifício e este núcleo merece muito porque são muitos anos de trabalho, muitos anos de união entre nós, e hoje mais uma vez saímos felizes. É sempre uma motivação, nós sabemos o que é o Benfica e se cada uma de nós der o seu melhor é meio caminho andado para conquistar algum troféu. Hoje mais uma vez saímos felizes."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/02/23/futsal-feminino-jogo-nun-alvares-benfica-final-taca-da-liga-feminina
Coming soon
- Universo Benfica a Sábado, 22 Fevereiro 2025