Competição
Fase
Oitavos-de-Final
Data
Dom, 19 Janeiro, 2025, 19:00
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
BTV | Canal 11

 

EMOÇÕES FORTES COM VISTA PARA OS QUARTOS


O Benfica venceu o Sporting, por 4-1, neste domingo, 19 de janeiro, no Pavilhão n.º 2 da Luz, e avançou aos quartos de final da Taça de Portugal feminina.

 

As emoções fortes do dérbi tiveram início ainda antes do início da partida, quando Ana Catarina, eleita recentemente a Melhor Guarda-redes do Mundo pela 4.ª vez na carreira, foi surpreendida por uma homenagem onde marcaram presença a sua avó, a sua irmã e o vice-presidente Fernando Tavares, que ofereceu à guardiã uma lembrança em nome do Sport Lisboa e Benfica.

 

E os aplausos e cânticos dedicados a Ana Catarina logo se transformaram em festejos pelo 1-0. Aos 3', Sara Ferreira desembaraçou-se de duas adversárias e colocou a bola em Fifó. Esta deu um nó cego a uma defensora leonina e serviu Natália Detoni, que rematou colocado para o fundo das redes. Um lance espectacular a abrir o duelo dos oitavos de final da Taça de Portugal!

 

Já depois da entrada de Raquel Santos, que voltou ao ativo após uma longa paragem por lesão, o Benfica continuou a carregar. Aos 12', Fifó acertou na trave a culminar um lance ensaiado e, aos 14', Sara Ferreira ficou a centímetros de marcar um golo de bandeira do meio-campo. Um minuto volvido, os ferros voltaram a frustrar as águias: Janice rematou ao poste.

 

No entanto, aos 16', a equipa comandada por Alex Pinto deu uma dupla machadada nas aspirações do Sporting. Primeiro, em novo lance de laboratório na sequência de um canto, Natália Detoni serviu Sara Ferreira e a camisola 10, de primeira, fez o passe a rasgar para Janice, que só teve de encostar para o fundo das redes para o 2-0.

 

Segundos depois, chegou o 3-0. Arrancando desde o lado esquerdo, Fifó driblou duas adversárias e rematou forte sem hipóteses para a guarda-redes do Sporting. Vantagem ampliada e apuramento na prova-rainha bem encaminhado.

 

A 2.ª parte trouxe um Benfica mais interessado em gerir o dérbi com posse de bola. Ainda assim, as anfitriãs criaram as suas oportunidades, com Janice, aos 25', a ver novamente o poste negar-lhe o bis. Mesmo com a rotação imposta por Alex Pinto, as águias continuaram a dominar e, com naturalidade, marcaram o 4-0, aos 32'. Maria Pereira marcou o canto e Beatriz Vicente desviou a bola para a sua própria baliza.

 

A correr atrás do prejuízo, o Sporting imprimiu uma maior agressividade e, aos 36', alcançou as cinco faltas. Logo no minuto seguinte, a sexta falta foi cometida e, no consequente livre direto, Sara Ferreira atirou ao poste direito da baliza.

 

Nos derradeiros segundos da partida, as leoas ainda reduziram para 4-1, por intermédio de Beatriz Fonseca, mas o golo não abalou o sentimento de missão cumprida entre jogadoras, equipa técnica e o público que esgotou o Pavilhão n.º 2 da Luz.

 

Consumado o apuramento para os quartos de final da Taça de Portugal, as heptacampeãs nacionais voltam às 18h00 do próximo sábado, 25 de janeiro, à luta pela revalidação do título da Liga Feminina Placard: visitam o pavilhão do UA Povoense, na 16.ª jornada da 1.ª fase.

 

DECLARAÇÕES


Ana Catarina (guarda-redes do Benfica): "[Homenagem] Foi uma autêntica surpresa, porque não estava minimamente à espera. É muito difícil descrever o que senti naquele momento. Casa cheia, a minha avó a entregar-me uma homenagem da minha casa... Foi dos momentos mais marcantes que já tive no desporto e na vida. Vou guardar isto para sempre. Sinto-me realizada e feliz. Aquilo que o Clube me fez sentir hoje, junto da minha família, não tenho palavras. [Análise ao jogo] Cumprimos o objetivo de passar à próxima fase na Taça de Portugal. Na 1.ª parte tivemos mais finalizações, podia ter sido um resultado mais dilatado ao intervalo, e na 2.ª parte procurámos ter mais o controlo do jogo e atacar nos momentos certos. Estamos felizes pelo apuramento para a próxima eliminatória."

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/01/19/futsal-feminino-jogo-benfica-sporting-oitavos-de-final-taca-de-portugal

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Quarta, 22 Janeiro 2025