HENDECACAMPEÃS NACIONAIS!
O Benfica venceu o CA Feira, por 2-0, no jogo 2 da final do play-off do Campeonato Nacional, e conquistou o 11.º título consecutivo da prova.
A equipa feminina de hóquei em patins do Benfica é hendecacampeã! As águias venceram o CA Feira, por 2-0, na tarde deste sábado, 6 de julho, no Pavilhão Fidelidade, em partida referente ao jogo 2 da final do play-off do Campeonato Nacional, e conquistaram o 11.º título consecutivo da prova!
Foi à distância de uma vitória de erguer o troféu do Campeonato Nacional, após triunfo por 0-3 no jogo 1, que o Benfica entrou para a partida.
Dotadas de uma ambição enorme, e fazendo frente às adversidades impostas por um CA Feira de qualidade e em crescimento, as encarnadas deram corpo à alma dos Benfiquistas presentes na Luz e, juntos, celebraram mais um feito inédito!
Para o jogo, Paulo Almeida escalou Maria Vieira, Marlene Sousa, Cata Flores, Elena Tamiozzo e Sofia Moncóvio no cinco inicial.
Destemida e a querer levar a série à negra, a equipa de Santa Maria da Feira entrou acutilante, e foi a primeira a deixar o aviso (1'). Imperial, Maria Vieira afastou o perigo levado à baliza por Joana Teixeira. Num início intenso e de equilíbrio, com oportunidades para as duas partes, Daniela Pereira defendeu os intentos de Sofia Moncóvio e Cata Flores aos 6'.
No mesmo minuto (6'), viveu-se o primeiro momento de festa na Luz! Boa leitura de jogo da capitã Marlene Sousa, a fazer a bola, dirigida a Cata Flores, rolar entre as pernas de uma adversária. A universal chilena recebeu o esférico, levantou-o e atirou-o para o fundo das redes, rubricando o 1-0.
Inaugurado o marcador, as equipas continuaram a carregar, fazendo brilhar as guardiãs. Maria Vieira defendeu os remates de Joana Teixeira, Daniela Silva (ambos aos 8') e Sofia Reyes (14'). Daniela Pereira negou os golos a Raquel Santos e a Marlene Sousa, aos 12'.
Ainda neste minuto, o 12.º, foi o ferro a impedir que a capitã do Benfica ampliasse a vantagem das águias para 2-0. Um momento muito aplaudido pelos adeptos presentes!
Elena Tamiozzo protagonizou duas boas oportunidades aos 17' e aos 19', o primeiro para defesa, o outro por cima da baliza do CA Feira. Com nota mais no ataque, e a trabalharem bem no plano defensivo, faltava um novo golo que desse alguma tranquilidade às decacampeãs nacionais.
A cinco minutos do intervalo (20'), depois de um período de menor intensidade por parte do CA Feira, voltou a assistir-se a um jogo mais disputado e com boas ocasiões. Do lado encarnado, Raquel Santos atirou para defesa (21') e Marlene Sousa à barra (24'); Maria Vieira sacudiu o remate de Joana Teixeira (24').
Até ao período de descanso – momento em que as equipas Sub-17 e Sub-13 do Benfica foram homenageadas pelas conquistas dos respetivos Campeonatos Nacionais –, o 1-0 não se alterou.
No regresso à quadra, a bola rondou, essencialmente, a baliza do CA Feira, mas teimava em não entrar, muito por mérito da guarda-redes Daniela Pereira, que levou a melhor perante os remates de Raquel Santos (26' e 34'), Marlene Sousa (35') e Sofia Moncóvio (35').
Movidas ao ritmo dos cânticos ecoados pelos Benfiquistas – incansáveis no apoio à equipa –, as águias chegaram, depois de várias investidas sem sucesso, ao golo! Assistida por Marlene Sousa, que atrás da baliza segurou a bola contra duas opositoras, Raquel Santos temporizou, aproveitou o espaço aberto e fez o 2-0 (39').
Dez minutos separavam o Benfica do título de hendecacampeão nacional. Era preciso gerir e agarrar o resultado que ditava a vitória. Aos 41', Maria Sofia Silva atirou ao poste, ela que, volvidos quatro minutos (45'), viu Daniela Pereira negar-lhe o tento. Ainda no minuto 45, Marlene Sousa acertou com a bola na lateral da baliza do CA Feira.
O tempo ia-se esgotando e, por fim, no Pavilhão Fidelidade, de cachecóis no ar, a cantarem "o Benfica é campeão", os Benfiquistas saudaram as hendecacampeãs nacionais!
Ouvida a buzina, a festa vermelha e branca estendeu-se à quadra, onde as jogadoras celebraram, entre abraços, a conquista de mais um feito. Em uníssono, atletas e adeptos cantaram "Nós somos campeões!".
Os equipamentos deram lugar às T-shirts alusivas ao Hendecacampeonato e, a largos passos, assistiu-se ao momento da consagração. Uma a uma, embaladas pelos aplausos vindos das bancadas, as jogadoras foram chamadas para receberem as medalhas. Seguiu-se a equipa técnica e, por último, a capitã Marlene Sousa e o treinador Paulo Almeida.
Já com o troféu na sua posse, o coletivo deu o mote, e o Pavilhão Fidelidade respondeu. Contou-se até 11, por cada título conquistado, e Inês Severino, a pedido de Marlene Sousa, ergueu a taça que materializa mais uma página da histórica caminhada da equipa feminina de hóquei em patins do Benfica!
Como não poderia deixar de ser, ouviu-se We Are The Champions e, ao som deste êxito, as jogadoras tiraram fotografias com o troféu, fazendo dos Benfiquistas – parte de todas as conquistas – pano de fundo.
É "história sobre a história". São 11 anos consecutivos de um feito que coloca o nome do Sport Lisboa e Benfica no topo das modalidades de pavilhão!
No próximo fim de semana, há novo título no horizonte. As encarnadas enfrentam o HC Turquel, no Pavilhão do Grupo Desportivo de Sesimbra, às 18h00 de sábado, 13 de julho, nas meias-finais da final four da Taça de Portugal). A final disputa-se às 15h00 de domingo, dia 14.
PERCURSO ATÉ AO TÍTULO
Numa retrospetiva sobre a temporada, as águias mostraram o seu domínio desde a 1.ª fase: a competirem na Zona Sul, as comandadas por Paulo Almeida registaram 10 vitórias no mesmo número de jogos. Seguiu-se o Grupo 1 da 2.ª fase, no qual, em 14 partidas, totalizaram 13 triunfos e um empate.
Nos play-offs, decididos em séries à melhor de três, o Benfica resolveu os quartos de final e as meias-finais em dois encontros, superando o CENAP e a Sanjoanense, respetivamente. Na final não foi diferente e, com duas vitórias sobre o CA Feira, o Glorioso sagrou-se hendecacampeão nacional.
Contas feitas, foram 29 vitórias em 30 jogos disputados no Campeonato Nacional 2023/24.
DECLARAÇÕES
Paulo Almeida (treinador do Benfica): "Só por si, a exigência do nosso clube é ganhar. É sempre ganhar. Com esta camisola não se pode procurar outro resultado, a não ser, no final de cada época, ganhar títulos para o Benfica, para o [Museu Benfica] Cosme Damião. Estas jogadoras têm feito isto na perfeição. Ganhar 11 vezes seguidas não é fácil. Motivar estas jogadoras para ganhar o Campeonato 11 anos seguidos não é fácil. Este [título], para mim, já faz parte do passado. Para a semana temos a final four da Taça de Portugal, que queremos também ganhar. Cada ano que passa é mais difícil ganhar o Campeonato. E, para todas as adversárias, ganhar ao Benfica é quase serem campeãs nacionais. Mas a minha equipa nunca baixa os braços, porque quer sempre ganhar títulos. É o que lhes digo: no final de cada ano, os troféus no Museu são sinal de dever cumprido. São umas jogadoras excelentes, são umas trabalhadoras excelentes, pois, além do hóquei, têm as suas vidas pessoais. Chegam aqui depois de um dia de trabalho, o que ainda tem mais valor. Por isso, parabéns às minhas jogadoras, sem elas não era possível. [Recorde de títulos em modalidades de pavilhão e sem perder desde 2020, no panorama nacional] A exigência que eu coloco a estas jogadoras é igual à que me colocaram quando cheguei aqui muito novo. Aqui só há um resultado, o 1.º lugar. O 2.º é o primeiro dos últimos. Nunca me esqueci disso. E vou levar isso enquanto aqui estiver. Dentro do Benfica, vou correr sempre pelo 1.º lugar, porque do 1.º lugar para baixo não interessa ao Benfica. Agradecer a toda a massa associativa que esteve aqui presente para apoiar esta equipa. Agradecer todo o apoio da Direção, em especial, ao meu amigo e Presidente, Rui Costa. O meu obrigado ao [diretor-desportivo] João Rodrigues e ao [vice-presidente para as modalidades] Fernando Tavares, pelo acompanhamento à minha equipa, pois tudo têm feito para que nunca falte nada a esta equipa."
Marlene Sousa (capitã e avançada): "Esta equipa vive de títulos, e não nos cansamos de ganhar. Pedi aos adeptos que viessem com a alma toda ao pavilhão, e assim foi. Obrigada a todos os Benfiquistas, prometo que continuaremos a trabalhar para feitos históricos a nível nacional e internacional. Ninguém se cansa de ganhar, e isso motiva. Nos treinos somos muito competitivas. O denominador comum das finais [do Campeonato] é o Benfica, o que muda é o outro finalista. Obrigada à estrutura. No que depender de nós, os recordes são para continuar."
Maria Vieira (guarda-redes): "Estou muito emocionada. São 11 anos consecutivos a ganhar o Campeonato Nacional. Fizemos uma final sem golos sofridos. Nunca vi uma modalidade de pavilhão a ganhar tantos anos seguidos, é um recorde. Somos mulheres a fazer história, representamos o Sport Lisboa e Benfica. Sinto-me orgulhosa de mim e das minhas colegas. Temos a hegemonia, não conheço um clube tão ganhador, com tantas equipas, tantas modalidades, e as que não ganharam estiveram na discussão dos títulos. Digam-me um clube maior que o Sport Lisboa e Benfica? Não dizem, porque não existe. Esta equipa quer ser campeã da Europa, não nos vamos cansar enquanto não voltarmos a ser campeãs da Europa. A partir da Taça de Portugal, se ganharmos, vamos pensar na Liga Europeia. Não estamos cansadas, mas, sim, cada vez mais motivadas. Agradecemos aos adeptos."
Maria Sofia Silva (avançada): "Estamos muito felizes, é sempre especial ganhar pelo Benfica. Ainda falta para a semana [Taça de Portugal]. É um grande sentimento ganhar por este clube. Queremos muito continuar a ganhar, em todos os dias temos de nos superar. Continuamos a superar-nos, queremos continuar a ganhar e a fazer história pelo Benfica. Queríamos muito esta vitória, gostamos muito deste clube. Estamos muito satisfeitas."
Beatriz Figueiredo (defesa): "A história do Benfica no feminino é vasta. É o meu 4.º título, mas não deixa de ser especial. Parece fácil, mas não é. É sempre bom ganhar e estamos todas muito contentes. Não sofremos nenhum golo [na final]. Trabalhamos muito os aspetos defensivos, e marcamos em qualquer campo. Isso viu-se nos jogos que fizemos. É muito bom fazer parte de um clube com esta história."
Cata Flores (universal): "A dedicatória é para o meu pai, é o pilar fundamental da minha vida e a vitória é para ele e toda a família que está sempre comigo em qualquer parte do mundo. O sentimento é inexplicável. Ganhar é bonito, mas ganhar pelo Benfica é ainda mais especial. Queria fazer história com o Benfica e vim para isso. São 11 títulos, e queremos muitos mais. Vamos trabalhar pelo título europeu. Temos muita fome da conquista europeia, há que trabalhar um pouco mais, e tenho a certeza de que vamos conseguir."
Inês Severino (defesa): "É uma sensação única, o Benfica é o meu clube de coração, e é um orgulho tremendo ganhar tudo pelo Benfica, e ganhar ao lado destas jogadoras é um orgulho muito grande. A equipa tem feito história ano após ano, trabalha diariamente para isso e estamos de parabéns. Merecemos muito isto, e na segunda-feira [8 de julho] estamos prontas para trabalhar pela Taça de Portugal."
Alice Vicente (guarda-redes): "É uma sensação incrível vencer. Estou muito feliz. Trabalhámos todos os dias para isto. É um grande clube, e estou muito feliz por representá-lo. Temos uma Taça de Portugal para ganhar. Hoje festejamos, depois vamos começar a semana a trabalhar para ganhar mais um troféu. O Clube tem tantos adeptos que gostam de nós, é inexplicável senti-lo dentro do campo."
Elena Tamiozzo (avançada): "Está a correr tudo bem. Estou e sou muito feliz no Benfica. Não há um clube melhor, ainda podemos ganhar mais. Vamos continuar a trabalhar. Sentimos uma grande responsabilidade, a camisola pesa muito. Os adeptos apoiam-nos muito."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/07/06/hoquei-em-patins-feminino-jogo-benfica-ca-feira-final-play-off-campeonato-nacional-jogo-2
Coming soon
- Universo Benfica a Domingo, 30 Junho 2024