Competição
Fase
Playoff - Final
Ronda
Jogo 1
Data
Dom, 22 Junho, 2025, 15:00
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
BTV

 

CAPACIDADE DE SUPERAÇÃO ACHEGA TÍTULO


Foi com muita resiliência e competência que o Benfica levou a equipa do Turquel de vencida, por 2-1, neste domingo, 22 de junho, no Pavilhão Fidelidade, no jogo 1 da final do play-off do Campeonato Nacional feminino de hóquei em patins. O próximo duelo disputa-se no sábado (28 de junho), e pode valer o título.

 

Com a clara determinação de "continuar a fazer história" e "ganhar o 12.º Campeonato seguido", tal como Paulo Almeida havia enaltecido na antevisão do embate, as águias entraram em quadra com Maria Vieira, Marlene Sousa, Aimée Blackman, Maria Sofia Silva e Raquel Santos, e não demoraram a assumir a dianteira do placar.

 

À passagem do 6.º minuto, Marlene Sousa progrediu desde o canto direito do seu meio-campo até atrás da baliza adversária, onde, graças a um toque subtil, assistiu Maria Sofia Silva, que, de posição privilegiada, não desperdiçou (1-0).

 

Pouco depois, aos 10', numa quezília entre Aimée Blackman e Renata Balonas, a hoquista do Benfica recebeu um cartão azul e outro vermelho, enquanto a oponente viu a cartolina azul.

 

Seguiu-se um livre direto para o Turquel, no qual Maria Vieira negou o golo a Lourdes Castro em dois momentos, com rápidos reflexos e um alcance abrangente.

 

Como consequência da anterior mostragem de cartões, os coletivos jogaram em 3x3 nos 2 minutos seguintes, e, posteriormente, a formação encarnada esteve em desvantagem numérica durante 4 minutos.

 

Ainda assim, fruto de uma organizada e compacta defesa, bem como de algumas intervenções atentas de Maria Vieira, as comandadas de Paulo Almeida sustiveram a pressão opositora, e ainda tornaram a abanar as redes antes do descanso.

 

Aos 22', Maria Sofia Silva colocou a bola na baliza de ângulo reduzido, numa iniciativa individual pela direita, mas o árbitro havia apitado milésimos de segundo antes do remate da avançada, por isso o tento não foi validado.

 

Assim, ao intervalo, o marcador indicava o resultado de 1-0.

 

A abrir o 2.º tempo, aos 29', novo livre direto para as forasteiras, por falta de Beatriz Figueiredo sobre Renata Balonas. Foi a própria atleta que se encarregou da cobrança do mesmo, mas, mais uma vez, Maria Vieira encheu a baliza vermelha e branca, bloqueando o tiro e afastando o esférico.

 

Já à passagem dos 34', na área contrária, rodeada de adversárias, Marlene Sousa foi derrubada, mas nada foi assinalado.

 

Contudo, no minuto seguinte, a camisola n.º 2 do Benfica conseguiu mesmo dilatar o desnível. Numa incursão pela direita, Raquel Santos colocou a bola na área a meia altura, e, num gesto técnico de classe, Marlene Sousa emendou para dentro do alvo (2-0), lançando uma grande festa no Pavilhão Fidelidade.

 

As visitantes ainda esboçaram uma reação quando, a 4 minutos do término da partida, reduziram para a desvantagem mínima, num remate de Renata Balonas a partir da direita, o qual sofreu um desvio no patim de Elena Tamiozzo e traiu Maria Vieira (2-1).

 

Todavia, até ao derradeiro soar da buzina, as águias não concederam qualquer chance, selando o triunfo com o controlo da posse de bola no ataque.

 

O jogo 2 da final do play-off do Campeonato Nacional – que pode valer o dodecacampeonato, em caso de vitória encarnada – realiza-se às 21h00 de sábado, 28 de junho, no Pavilhão do HC Turquel.

 

DECLARAÇÕES


Pedro Alegria (treinador adjunto do Benfica): "A nossa primeira grande meta era levar de vencida o Turquel. Dar os parabéns à nossa equipa. Foi um jogo dificílimo, mas, por um lado, premeia mais o esforço que a nossa equipa tem feito, e as nossas atletas estão de parabéns. O Turquel é uma equipa com jogadoras internacionais. Só no nosso melhor momento – que foi hoje, neste jogo – conseguimos levar esta equipa de vencida. Trabalhámos muito, não só na parte ofensiva, mas na parte defensiva, porque o Turquel cria muitas desvantagens e cria muita superioridade numérica. Trabalhámos muito e eliminámos essas linhas. Uma palavra de apreço muito grande [para os Benfiquistas], os sócios estão connosco desde sempre. Nas grandes decisões, já conseguimos ter um pavilhão muito bem-composto a apoiar as nossas atletas."

 

Marlene Sousa (capitã do Benfica): "Sabíamos que o jogo iria ser muito difícil, é uma final. Era importante entrarmos bem, entrarmos com a vitória neste primeiro jogo, porque ainda vamos a Turquel. O objetivo está cumprido e foi um grande jogo. Provámos mais uma vez que merecíamos a vitória. Sabíamos que tínhamos de manter o nosso rigor ofensivo e defensivo, sabíamos que o Turquel acredita sempre, mas temos de acreditar também no nosso processo. Sabemos o que é que temos de fazer em pista, assim o fizemos, e saímos daqui com a vitória, que era o mais importante. Sabemos que os adeptos têm uma importância grande também, gostávamos de ter tido o pavilhão cheio, mas uma palavra especial a todos os Benfiquistas que aqui estiveram, porque fizeram a diferença também neste resultado final, que foi duro."

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2025/06/22/hoquei-em-patins-feminino-benfica-turquel-jogo-1-final-play-off-campeonato

 

Coming soon