SL Benfica 5 - 0 FC Porto

    Competição
    Fase
    Meias-Finais
    Ronda
    Jogo 1
    Data
    Sáb, 20 Maio, 2023, 15:00
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    BTVr

     

    RAÇA, QUERER, AMBIÇÃO E... CHAPA 5

     

    Benfica vence o FC Porto, por 5-0, no jogo 1 das meias-finais do play-off do Campeonato Nacional.

     

     

    Benfica e FC Porto discutiram o jogo 1 das meias-finais do play-off do Campeonato Nacional de hóquei em patins neste sábado, 20 de maio, no Pavilhão Fidelidade. As águias venceram, por 5-0, numa grande exibição.

     

    Os primeiros minutos do desafio foram um espelho do que viria a acontecer durante todo o encontro, com o Benfica a entrar de forma avassaladora.

     

    Logo aos 3', Nil Roca recuperou uma bola em zona proibida para os dragões e fez o 1-0. Em vantagem no marcador, as águias continuaram superiores ao FC Porto, e, mesmo nos momentos de maior aperto, viram Pedro Henriques ser uma verdadeira parede. 

     

    Com o Presidente Rui Costa na bancada, assim como o treinador da equipa masculina de voleibol, Marcel Matz, e outros rostos bem conhecidos do Universo Benfiquista, a formação orientada por Nuno Resende sentia na quadra o calor imenso humano presente no Fidelidade e a exibição da equipa empolgava ainda mais os muitos adeptos presentes. 

     

    Se Pedro Henriques estava muito bem na baliza encarnada, Xavi Malián muito bem estava na portista. Nil Roca (6'), Pablo Álvarez (8'), Gonçalo Pinto (10'), Carlos Nicolía (13') e Di Benedetto (17') estiveram muito perto do segundo, mas não conseguiram bater o guardião azul e branco, que foi a maior figura dos dragões, o que diz muito do que foi o jogo.

     

    Mas "tantas vezes o cântaro foi à fonte", que acabou mesmo por partir. A 6 minutos do intervalo, Lucas Ordoñez concluiu um contra-ataque na perfeição, e fez o 2-0, que, ainda assim, era curto para todo o hóquei praticado pelos encarnados.


    Já depois de Nil Roca e Pablo Álvarez, no mesmo minuto 22, terem visto Malián negar o terceiro, Di Benedetto não deu hipoteses. O jogador francês tirou um adversário da frente e rematou fortíssimo para a rede do FC Porto, levando o Pavilhão Fidelidade ao delírio (3-0).

     

    A primeira parte chegou ao fim. Mas havia mais...

     

    Os primeiros minutos do segundo tempo foram de algum equilíbrio, com o FC Porto a construir algumas jogadas de perigo, às quais, Pedro Henriques foi dizendo sempre "presente"

     

    Ainda assim, foi do Benfica a primeira grande ocasião da segunda metade, com Pablo Álvarez a não conseguir desfeitear Malián (11'). Porém, a melhor defesa do jogo pertenceu ao guarda-redes encarnado, ao negar uma grande penalidade a Gonçalo Alves (40'), mantendo a vantagem de três golos e a baliza a zeros.

     

    Curiosamente, esta grande penalidade serviu de catalisador para o... Benfica. Empurrados por um longo e demorado "até morrer, até morrer, Benfica até morrer", entoado nas bancadas, as águias chegaram ao 4-0. Nil Roca, com uma finalização em chapéu, faz um golaço, e elevou a contagem. Estavam decorridos 45 minutos.

     

    Se já estava em polvorosa, o Pavilhão Fidelidade mais ficou, e mais haveria de ficar três minutos depois. Grande jogada coletiva, com um entendimento perfeito entre Lucas Ordoñez e Pablo Álvarez, com este último a atirar para o fundo das redes (5-0)

     

    Cantou-se "o Benfica ganhou", e não era para menos... Foi uma exibição, um ambiente e uma tarde à Benfica, que assim conferem vantagem à equipa orientada por Nuno Resende, nesta meia-final do play-off do Campeonato Nacional. 

     

    O jogo 2 com o FC Porto está agendado para as 20h00 da próxima quarta-feira, 24 de maio, no Dragão Arena.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Nuno Resende (Treinador do Benfica): "Foi um bom jogo. Marcar primeiro foi importante, e deu-nos alguma serenidade. O FC Porto é uma excelente equipa, há uma exibição estrondosa do Pedro Henriques, que nos segurou nos pequenos pormenores, e isso é necessário quando se está a jogar a este nível. A equipa sentiu que era o nosso dia. Fomos capazes de perceber o jogo. Agora é limpar a cabeça e analisar. Na próxima quarta-feira temos um jogo dificílimo."

     

    Nil Roca (Defesa do Benfica): "Foi incrível, sabemos bem o que é jogar em casa, com o pavilhão cheio, e os nossos adeptos nunca falham. Com eles tudo é mais fácil e hoje isso notou-se. Nos jogos anteriores frente ao FC Porto nunca tivemos uma pontinha de sorte. Os detalhes caíram sempre para o outro lado, mas hoje fizemos um jogo do princípio ao fim em que merecemos ganhar. Lutámos muito para isto, e merecíamos uma partida assim, o resultado de cinco golos e a baliza a zero. Tudo isto dá-nos a sensação de que estamos no bom caminho. Gosto muito do ambiente que os adeptos proporcionam, sou também um deles, por isso quando marco vou ter com eles. Isso é o mais bonito do desporto e é para isso que jogamos, para defender a camisola do Benfica."

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/05/20/hoquei-em-patins-benfica-jogo-1-meias-finais-play-off-campeonato-nacional

     

    Coming soon