SL Benfica 3 - 1 Sporting CP

    Fase
    Fase de Grupos
    Ronda
    5ª Jornada
    Data
    Qui, 8 Fevereiro, 2024, 18:30
    Estado
    Realizado
    Transmissão televisiva
    BTV

     

    CAMBALHOTA COM SALTO PARA OS QUARTOS DE FINAL DA CHAMPIONS

     

    O Benfica venceu o Sporting, por 3-1, em partida da 5.ª jornada do Grupo B da prova, e carimbou o apuramento para a próxima fase da competição.

     

    Benfica e Sporting disputaram, neste início de noite de quinta-feira, o dérbi da 5.ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões em hóquei em patins. No Pavilhão Fidelidade, as águias venceram, por 3-1, e garantiram tanto os quartos de final da prova, como o 1.º lugar do grupo. Ambiente espetacular! 

     

    O Pavilhão Fidelidade engalanou-se para receber este dérbi com sabor a Europa. Entre os muitos Benfiquistas presentes nas bancadas estiveram várias caras bem conhecidas do universo encarnado.

     

    Na transmissão televisiva foi possível ver algumas jogadoras da equipa feminina de futebol; alguns atletas da equipa masculina de futsal; Paulo Almeida, treinador da equipa feminina de hóquei em patins, assim como algumas das suas jogadoras; Jota Gonzaléz, técnico da equipa masculina de andebol; e Marcel Matz, timoneiro da equipa masculina de voleibol. 

     

    Também Simão Sabrosa, diretor para as Relações Internacionais do Clube e antigo futebolista das águias, não quis perder este emocionante duelo.

     

    Com um apoio contagiante vindo das bancadas, o Benfica começou o dérbi com o pé no acelerador, e, aos 2', Lucas Ordoñez obrigou Ângelo Girão à primeira defesa apertada do encontro. 

     

    No minuto seguinte, novamente a equipa orientada por Nuno Resende a estar perto de inaugurar o marcador, mas o tiro de Pablo Álvarez encontrou a luva direita do guardião do Sporting. 

     

    Mas se Ângelo Girão se evidenciava na baliza verde e branca, Pedro Henriques não lhe quis ficar atrás e travou a intenção de Alessandro Verona, que apareceu na sua cara (12').

     

    A 9' dos 25', Roberto Di Benedetto aproveitou uma bola perdida a meio do meio-campo do Sporting e apareceu na cara do guarda-redes dos leões, mas este conseguiu evitar o primeiro das águias. 

     

    Aos 19', a equipa de arbitragem assinalou falta de Carlos Nicolía sobre Ferran Font, originando um livre direto a favor do Sporting e cartão azul ao jogador argentino. Na cobrança da infração, João Souto fez o 0-1 (19').

     

    Mas não foi preciso esperar muito para que as águias voltassem a colocar a igualdade no marcador. Lucas Ordoñez rematou forte, a meia altura, mas fora do alvo, contudo, a bola encontrou Pablo Álvarez, que desviou para o fundo das redes (1-1, aos 21').

     

    Com as bancadas ao rubro com este golo made in Argentina, o Benfica continuou instalado no meio-campo leonino, acercou-se da baliza contrária, mas sem criar verdadeiras hipóteses de consumar a reviravolta, com o empate (1-1) a ser o resultado ao intervalo.

     

    O segundo tempo começou com os leões mais ofensivos, mas Pedro Henriques foi dizendo "presente" a cada tentativa adversária. A primeira aconteceu aos 31', enquanto a segunda sucedeu aos 34'.

     

    Mesmo não estando na sua melhor fase no jogo, mas empurrado por um fervoroso Pavilhão Fidelidade, o Benfica conseguiu a cambalhota no marcador, graças a um grande remate de Roberto Di Benedetto que só parou no fundo das redes (2-1, aos 38')

     

    Aos 42', grande penalidade a favor do Benfica, tendo esta terminando numa grande defesa de Ângelo Girão, a remate de Lucas Ordoñez. Ainda não era desta que o terceiro chegava...

     

    No minuto seguinte... novo pénalti. Pablo Álvarez foi agarrado dentro da área, o árbitro assinalou a infração, Carlos Nicolía foi chamado a conversão e... golo do Benfica. O internacional argentino colocou as águias com dois golos de vantagem e as bancadas verdadeiramente em delírio (3-1, aos 43')

     

    Claramente por cima no encontro, o Benfica passou os últimos sete minutos a controlar as operações, não permitindo grandes veleidades aos leões, tentando, ao mesmo tempo, aqui e ali, chegar ao 4-1.

     

    Tal só não aconteceu porque Ângelo Girão foi negando as investidas benfiquistas, com grande destaque para a defesa a remate de Gonçalo Pinto, que, em boa posição, não conseguiu desfeitear o guardião.

     

    O último minuto do jogo não teve qualquer situação de perigo, mas foi vivido em festa pelos adeptos encarnados, e teve direito ao já tradicional cântico "e o Benfica ganhou".

     

    No final, o Benfica não só ganhou (3-1), como também garantiu o apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões, como vencedor do Grupo B, com 12 de 15 possíveis pontos conquistados. Na última ronda, os encarnados defrontam o Calafell, em desafio agendado para 29 de fevereiro, às 20h00, no Pavilhão Municipal Joan Ortol.

     

    A mira volta agora a estar apontada para as competições nacionais, contexto em que as águias recebem o... Sporting. É verdade, após este duelo da Champions, as duas equipas voltam a encontrar-se no domingo, 11 de fevereiro, às 17h00, no Pavilhão Fidelidade, desta feita para a 17.ª jornada da 1.ª fase do Campeonato Nacional.

     

    DECLARAÇÕES

     

    Nuno Resende (treinador do Benfica): "Antes de mais, parabéns aos adeptos. Fantásticos. Carregam-nos, o ambiente aqui é espetacular e o fator casa é muito importante. Não considero um desaire no Sporting [7-6 na 2.ª jornada], porque foi um jogo tremendo, que perdemos, mas que podíamos ter empatado, e que em muitos momentos foi um excelente jogo de hóquei, mais aberto e partido. Hoje [quinta-feira, dia 8 de fevereiro] foi um jogo muito fechado. É normal, a competição vai chegando aos momentos de decisão e qualquer erro é decisivo. Ambas as equipas tiveram essa consciência. Respondemos muito bem ao golo do Sporting [0-1], e era nesse momento que era importante que a equipa fosse buscar o processo e aquilo que são os nossos equilíbrios. Quer queiramos, quer não, a derrota no Campeonato, na última jornada [na 16.ª, frente ao FC Porto], pesa, e podia-nos afetar ao nível da qualidade. Não afetou. Foi um jogo diferente do que fizemos no Pavilhão João Rocha, mas foi um jogo de Liga dos Campeões, em que qualquer situação era fundamental. A equipa está de parabéns, mas, superlativamente, os adeptos foram fantásticos."

     

    FICHA DE JOGO

     

    Cinco inicial do Benfica: Pedro Henriques, Pablo Álvarez, Lucas Ordoñez, Nil Roca e Roberto Di Benedetto

     

    Suplentes: Bernardo Mendes (NJ), José Miranda (J), Carlos Nicolía (J), Pol Manrubia (J) e Gonçalo Pinto (J)

     

    Golos Benfica: Pablo Álvarez (1), Roberto Di Benedetto (1) e Carlos Nicolía (1)

     

    Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/02/08/hoquei-em-patins-benfica-sporting-5-jornada-grupo-b-liga-dos-campeoes

     

    Coming soon


    Por Universo Benfica a Sábado, 10 Fevereiro 2024