QUEM TEM TANTO CORAÇÃO... MERECE SER FELIZ!
Num jogo espetacular, com a Família Benfiquista a ser fulcral, o Benfica venceu o FC Porto, por 3-1, e garantiu um lugar nas meias-finais da Taça de Portugal.
Emoções ao rubro na tarde deste sábado, 17 de fevereiro, com o Pavilhão n.º 2 da Luz a receber mais um clássico! Ao colo dos melhores adeptos do mundo, numa exibição carregada de abnegação e personalidade, a equipa feminina de voleibol do Benfica venceu o FC Porto, por 3-1, e carimbou o passaporte para as meias-finais da Taça de Portugal.
Foi num Pavilhão n.º 2 da Luz com uma bonita assistência, com o Presidente Rui Costa nas bancadas, que Benfica e FC Porto entraram em quadra com os olhos bem fixos no objetivo meia-final da prova-rainha. Numa autêntica final, num jogo a eliminar, responsabilidade máxima e muita superação e entrega.
Com várias ausências no coletivo – às quais se juntou Bruna Ana devido a uma fratura no polegar esquerdo –, o que obrigou a várias adaptações, as águias entraram determinadas, fizeram das dificuldades forças e rubricaram um jogo fabuloso.
As forasteiras até começaram melhor, mas a resposta não tardou e foi fulminante. Com 10-6, Miguel Coelho parou o jogo, mas as encarnadas não se atemorizaram e partiram, com muita tranquilidade, para um 15-7... Novo timeout, mas o Benfica tinha a lição bem estudada. Com muita calma e concentração, as águias voaram para um 25-13 no 1.º set, com Angélica Malinverno a sentenciar o 1-0.
Segundo set a começar com muito equilíbrio, com o Benfica a mostrar muita cabeça fria e capacidade de adaptação perante as adversidades... e Alice Clemente, com um ás, fez o 7-5 da cambalhota no marcador. À semelhança do parcial inicial, o técnico do FC Porto pediu timeout, mas, mais uma vez, foram as encarnadas a responderem em quadra para um 13-6. Desafio espetacular, emocionante, com pontos verdadeiramente fantásticos (17-12) e os adeptos a dizerem "presente". Numa reta final com as azuis e brancas a darem tudo, o Glorioso foi mesmo glorioso e, firme e focado, fechou o parcial em 25-19 e fez o 2-0 no jogo.
Sempre a correr atrás do prejuízo no 3.º set, o Benfica teve sérias dificuldades para travar a reação do outro lado da rede. Com 7-11, Rui Moreira pediu o primeiro timeout do jogo... e aos 8-15 o segundo! Apesar de nunca desistirem e darem tudo até ao fim, as águias não conseguiram inverter o rumo dos acontecimentos: 14-25 e 2-1... tudo em aberto!
Sintomático da superação em quadra, o 4.º set foi frenético, com várias alternâncias iniciais no score, mas com as águias a colocarem-se na dianteira, obrigando o FC Porto a correr atrás do resultado. Igualdade a 9 pontos na Luz, reviravolta, 9-10 e paragem no desafio para reagrupar as tropas. E o Benfica reagiu, ao colo de uns adeptos fantásticos e incansáveis! 14-10, novamente na frente... 17-11 e tanto coração!
Até ao final, desafio impróprio para cardíacos, com cada ponto a ser disputado como se do último se tratasse. Numa fase em que nem a tática, nem a técnica já comandavam, o Glorioso foi mais uma vez ao coração e, numa demonstração bonita e de enorme personalidade, fechou o parcial num 25-19, sentenciando o jogo num 3-1 final. Justo, muito justo! É que quem tem tanto, tanto coração... merece ser feliz!
Carimbado o passaporte para as meias-finais da Taça de Portugal, neste domingo, 18 de fevereiro, há novo clássico entre as duas formações, desta feita com um palco diferente. Benfica e FC Porto têm encontro marcado a partir das 17h00 no Pavilhão Dragão Arena, numa partida referente à 9.ª jornada da 2.ª fase da Série A do Campeonato Nacional.
DECLARAÇÕES
Rui Moreira (treinador do Benfica): "Era importante ganhar devido a muitas coisas... a primeira para continuarmos em prova, porque nos propusemos em estar nos momentos de decisão, e hoje [sábado] conquistámos o direito de estar no primeiro momento de decisão da época, a final four da Taça de Portugal. Depois, porque há 15 dias, após uma derrota, dei os parabéns à equipa adversária, porque, se ganhou, fez algo a mais do que nós, mas saímos desse jogo com um sabor agridoce, sentimos que tínhamos perdido por culpa própria e que poderíamos ter vencido. A acrescentar a isto, nesta semana tivemos mais uma lesão e, num plantel que já era curto, tivemos a capacidade de nos reinventarmos e de fazer das fraquezas forças. Fomos competentes e competitivos... Por tudo isto, estamos de parabéns e merecíamos muito esta vitória."
Fernanda Silva (capitã do Benfica): "Quero agradecer imensamente aos nossos adeptos. Nos três anos em que estou aqui nunca vivi o que vivi aqui hoje [sábado]. Esta vitória tem de ser para todos eles. Estamos todos de parabéns. Foi um espetáculo maravilhoso, e vamos precisar do apoio de todos em mais momentos como este. Trabalhámos muito, fomos muito competentes e merecemos vencer."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/02/17/voleibol-feminino-jogo-benfica-fc-porto-quartos-de-final-taca-de-portugal
Coming soon
- Universo Benfica a Sexta, 16 Fevereiro 2024
- Universo Benfica a Terça, 13 Fevereiro 2024
- Universo Benfica a Quinta, 8 Fevereiro 2024