RESPONDER NA LUZ, COM O APOIO DOS ADEPTOS!
O Benfica perdeu com o Sporting (3-2) no jogo 2 da final do play-off do Campeonato Nacional. Segue-se a partida no Pavilhão n.º 2, agendada para as 18h30 de domingo, 28 de abril.
O Benfica perdeu com o Sporting, por 3-2, na tarde desta quinta-feira, 25 de abril, no jogo 2 da final do play-off do Campeonato Nacional. Empatada a eliminatória (1-1), segue-se a partida na Luz, às 18h30 de domingo, dia 28.
Em vantagem no play-off, após triunfo (3-1) na Luz, novo dérbi desta série à melhor de cinco, com o Benfica a entrar com o objetivo bem presente: dar mais um passo, rumo ao pentacampeonato.
Para o jogo, à semelhança do anterior, Marcel Matz escalou Pablo Natan, Pearson Eshenko, Felipe Banderó, Lucas França, Tiago Violas, Japa e Ivo Casas na formação inicial.
No Pavilhão João Rocha, o 1.º set teve um arranque equilibrado, com sucessivos empates e alternâncias no comando do marcador. Sem grandes oscilações pontuais, o maior ascendente assistiu-se após o 10-11, e pertenceu ao lado encarnado. Com um remate fortíssimo, Pablo Natan dilatou (10-12) e, na jogada seguinte, o bloco de Pearson Eshenko e Japa abriu portas ao 10-13, altura em que João Coelho, técnico leonino, pediu desconto de tempo.
Impulsionado pelo bom momento, o Benfica ampliou a vantagem para 11-15, a maior distância alcançada no encontro até então. À inferioridade, o Sporting respondeu com um parcial de 3-0, encostando as contas em 14-15. Numa toada mais equiparada, o score espelhou nova igualdade aos 17-17, apontando, no final, derrota das águias, por 25-22 (1-0 no jogo).
Alavancada pela vantagem na partida, a equipa da casa entrou melhor no 2.º set e não saiu da frente do placard. Apesar das aproximações iniciais (3-2 e 4-3), as águias acusaram pressão e, numa fase de menor acerto, não conseguiram equilibrar as contas, ficando em desvantagem por seis pontos (13-7).
Era difícil, mas não era impossível e, paulatinamente, os encarnados encurtaram distâncias (13-10). Boa recuperação dos comandados por Marcel Matz, galvanizados pela réplica dada, a "fuzilarem" junto da rede e a empatarem a contenda (16-16)!
Numa ponta final de grande incerteza (22-2; 23-22; 24-23), o Benfica consentiu novo desaire, por 25-23 (2-0 no jogo).
As águias iniciaram o 3.º set com um parcial de 0-3 e, no comando do marcador, cavaram a vantagem para 2-7. Por cima do jogo, o Benfica manteve a margem dos cinco pontos de distância até aos 10-13.
Atrás do prejuízo, o Sporting palmilhou terreno e fez o 12-14. As emoções ficaram reservadas para a reta decisiva, com empate a 22-22 e a 23-23. Incisivos, os encarnados fecharam o set com um triunfo por 23-25, 2-1 no jogo.
À imagem do que havia sido o encontro até então, início equilibrado e, a perder por 9-6, o Benfica, com um parcial de 0-4, alcançou o comando do score (9-10). Superioridade mínima, mas importante a nível anímico e para forçar a negra.
Era preciso controlar as emoções, jogar com cabeça e mostrar a raça e ambição que caracterizam esta equipa, tetracampeã nacional. A vencerem por 14-17, as águias viram os leões encostarem em 18-19 e passarem para a frente aos 23-22. Grande resposta do Benfica – e que recuperação! –, a selar o triunfo no 4.º set, por 23-25.
O bloco sportinguista fez a diferença no arranque da negra (3-0), mas os encarnados não baixaram os braços e, impulsionados pelos Benfiquistas presentes, reagiram (5-4). A consistência acabou por ser decisiva, e, no final, o Benfica saiu derrotado por 15-11, 3-2 no encontro.
Tudo em aberto e a decidir na eliminatória, empatada a 1-1. O jogo 3 terá como palco o Pavilhão n.º 2 da Luz, e está agendado para as 18h30 de domingo, 28 de abril.
DECLARAÇÕES
Marcel Matz (treinador do Benfica): "Faltou ser eficiente, o jogo oscilou muito para os dois lados. As equipas souberam aproveitar os momentos menos bons do adversário. Foi um bom jogo para quem assistiu, numa série com bastante gente nos pavilhões. Saio triste, mas mostrámos que temos capacidade de jogar forte aqui. Quero convidar toda a gente para o jogo de domingo [28 de abril], numa série longa, mas acredito que vamos vencer."
Ivo Casas (líbero do Benfica): "As equipas estão a fazer valer o fator casa, que é importantíssimo. O equilíbrio fez-se sentir. Recuperámos a desvantagem de 2-0, igualámos, mas infelizmente a negra caiu para o Sporting. Cabe-nos fazer o nosso trabalho em casa e vencer."
FICHA DE JOGO
Formação inicial do Benfica: Ivo Casas (L), Pablo Natan (23), Pearson Eshenko (14), Felipe Banderó (2), Lucas França (11), Tiago Violas (1) e André Aleixo (16)
Suplentes: Raphael de Oliveira (0), Bernardo Silva (L, NJ), Peter Wohlfahrtstätter (NJ), Hugo Gaspar (8), Luís Rodrigues (0), Eduardo Brito (0) e Nuno Marques (NJ)
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/04/25/voleibol-jogo-sporting-benfica-jogo-2-final-play-off-campeonato-nacional
Coming soon
- Universo Benfica a Terça, 23 Abril 2024