Competição
Fase
Final
Data
Dom, 29 Setembro, 2024, 18:00
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
SportTV 2

 

ERROS PENALIZARAM AS ÁGUIAS


Benfica e Sporting encontraram-se neste domingo, 29 de setembro, no Pavilhão Municipal de Santo Tirso, no dérbi da final da Supertaça de voleibol. O desfecho foi adverso: 1-3.

 

Foi sob o signo do equilíbrio que se iniciou a partida, com as duas equipas a fazerem valer as suas forças. Em comparação com os últimos jogos, o Benfica mostrou mais eficácia no jogo pelo meio e variabilidade ofensiva, enquanto o Sporting recorreu várias vezes aos ataques de Edson Valencia. O braço de ferro durou até ao 23-23 e, nos pontos finais do 1.º set, os verdes e brancos revelaram mais frieza para venceram por 23-25.

 

O 2.º set trouxe a melhor versão da equipa de Marcel Matz. Abrindo uma vantagem de 4-0, o Benfica esteve sempre à frente no marcador, aliando um bloco sólido a um serviço mais agressivo. Após uma revisão de vídeo favorável, que transformou um 17-13 num 18-12, as águias galvanizaram-se e dois ases seguidos (22-14 e 23-14) de Pablo Natan representaram a machadada final na discussão do set, que terminou com um triunfo por 25-19.

 

Com uma igualdade (1-1) na partida, o Benfica chegou a estar em vantagem por 5-4 no início do 3.º set, mas permitiu a reviravolta do Sporting e, ao 13-16, o treinador Marcel Matz começou a rodar algumas peças na equipa para dar maior frescura à equipa. Apesar de uma reação que conduziu ao 22-24, os encarnados não evitaram novo desfecho adverso, desta feita por 22-25.

 

Acusando algumas dificuldades físicas ao quinto jogo no espaço de 12 dias, as águias ainda lutaram taco a taco pelo marcador até ao 6-6, mas, uma sucessão de blocos do Sporting, levou o marcador até ao 7-11. Longe do nível habitual na receção e na finalização, o Benfica viu o adversário abrir uma vantagem de 16-23 e não conseguiu entrar na discussão da partida, fechada em 1-3 após um 19-25 no 4.º set.

 

O foco dos pentacampeões nacionais está, agora, direcionado para a estreia no Campeonato Nacional, agendada para as 19h00 de sábado, 5 de outubro, com a receção ao VC Viana, no Pavilhão n.º 2 da Luz.

 

DECLARAÇÕES


Marcel Matz (treinador do Benfica): "Estávamos mais bem preparados do que no domingo passado [22 de setembro]. Conseguimos treinar dois dias para este jogo, mas o Sporting jogou bem. Vamos ter de cometer menos erros infantis, vamos ter de pensar muito bem no que é que vamos fazer em cada bola, tomar a decisão certa, para conseguir equilibrar. É bom ter um adversário forte, pois vai exigir-nos trabalhar fortemente nesta temporada, que está só a começar. Confio nos jogadores, no trabalho deles, mas temos de jogar melhor. Seja qual for o jogo, se do outro lado, jogarem bem, a equipa não pode jogar mal, com erros não tão de alto nível. Não há mais margem para errar. O meu ano mais difícil é sempre aquele em que estamos a jogar. Os anos são muito complicados, íamos tentar conquistar mais uma Supertaça, [troféu] que, desde que cheguei, já conquistámos cinco. Vamos continuar a trabalhar no duro para conquistar o que temos pela frente. A temporada está só a começar. Foi um período inicial muito duro, de muito trabalho e jogos de alto nível, e não conseguimos cumprir os objetivos. É uma modalidade que os Benfiquistas adoram. Aproveito já para dizer que vamos continuar a trabalhar para tentar melhorar os resultados. Vamos criar uma dinâmica mais responsável e de alto nível."

 

Ivo Casas (capitão e líbero do Benfica): "Foi um jogo mal conseguido em termos de serviço da nossa parte. Eles foram mais eficazes no serviço, e estivemos a maior parte do tempo a correr atrás do resultado, o que dificulta o trabalho. Jogámos sempre atrás à exceção do segundo set, em que conseguimos impor o serviço. Eles causaram-nos algumas dificuldades no serviço/bloco/defesa. Mérito da parte deles. O início da época tem sido duro, não conseguimos ganhar a Taça Ibérica e a Supertaça, mas é só o início. Estamos em todas as competições para ganhar, mas o foco principal é sempre o Campeonato. É uma derrota dura, contra um adversário direto e terá de ser analisada, e vamos fazer tudo para que não haja outro desaire durante a época."

 

FICHA DE JOGO


Formação inicial do Benfica: Peter Wohlfahrtstätter (5), Ivo Casas (L), Pablo Natan (24), Pearson Eshenko (5), Felipe Banderó (11), Tiago Violas (0) e André Aleixo (12)

 

Suplentes: Bernardo Silva (L, NJ), Francisco Leitão (0), Nivaldo Gómez (4), Matheus Alejandro (0), Eduardo Brito (NJ), Tomás Teixeira (NJ) e Michal Godlewski (1)

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/09/29/voleibol-benfica-sporting-jogo-final-supertaca

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Terça, 1 Outubro 2024