Competição
Fase
Final
Data
Dom, 22 Setembro, 2024, 18:00
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
SportTV 7

 

FOCO NAS BATALHAS QUE SE AVIZINHAM


A equipa masculina de voleibol do Benfica lutou até ao final por um título inédito, mas acabou superada pelo Sporting, por 3-1, na final da Taça Ibérica, disputada neste domingo, 22 de setembro, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.

 

No 1.º set, os encarnados passaram por algumas dificuldades perante a agressividade do serviço dos adversários e estiveram grande parte do tempo a correr atrás do prejuízo. Após uma boa recuperação, assente num maior acerto ofensivo, o Benfica chegou a reduzir para 19-18, mas somou alguns erros nos lances capitais e perdeu por 25-22.

 

Mais concentrada e eficaz, a equipa encarnada entrou bem melhor no 2.º set e chegou a uma vantagem de 15-19 com ataques demolidores de Felipe Banderó e Nivaldo Gomez. Na defesa, o bloco começou a funcionar e, mais soltas e agressivas, as águias voaram até uma vitória autoritária por 18-25.

 

Embalado, o Benfica entrou bem no 3.º set, mas permitiu a reação do Sporting, que virou o resultado de 4-6 para 11-8. A partir daí, os verdes e brancos voltaram a ter no serviço a sua grande arma, enquanto, do lado encarnado, muitos ataques foram para fora ou travados pelo bloco adversário. Com 23-16, Marcel Matz rodou bastante a equipa a pensar na reação e o resultado cifrou-se num 25-18.

 

O 4.º set foi palco de um jogo emocionante e de enorme entrega por parte do Benfica. Em desvantagem por 13-7, Marcel Matz apostou nas entradas de Pablo Natan e Pearson Eshenko, que foram decisivos para recolocar o Glorioso na discussão da partida. Com o audível apoio do público, a equipa virou para 20-21, num ponto conquistado após um video challenge. Contudo, o Sporting foi mais feliz nas derradeiras jogadas do jogo e venceu, por 25-22, para sentenciar o 3-1.

 

Durante a cerimónia da entrega de medalhas, os Benfiquistas reconheceram o esforço dos comandados de Marcel Matz com cânticos de apoio e uma enorme ovação, criando um espírito de grande comunhão com a equipa para os jogos decisivos que se avizinham.

 

Já na próxima quarta-feira, 25 de setembro, o Benfica terá de reverter, na Luz, a derrota (3-1) sofrida em Espanha na 1.ª mão da 1.ª ronda de qualificação da Liga dos Campeões frente aos espanhóis do CV Guaguas e, no sábado, 28 de setembro, disputará a Supertaça em novo dérbi frente ao Sporting.

 

DECLARAÇÕES


Marcel Matz (treinador do Benfica): "Obrigada a quem nos veio apoiar! Tínhamos uma boa proposta para hoje [domingo], era entrar para vencer, obviamente, e dentro da sequência de jogos que temos vindo a realizar. Conseguimos fazer um bom 2.º set, com pressão no serviço, mas à medida que o jogo foi avançando eles foram superiores nesse ponto e colocaram-nos muitas dificuldades. É duro perder, mas temos de reconhecer quando o adversário vence, hoje o Sporting foi um pouso superior, e agora é colocar a cabeça no lugar, avaliar, perceber o trabalho que foi feito e o que é necessário melhorar. Quarta-feira há novo jogo [com o CV Guaguas], e temos de entrar muito fortes para vencer 3-0 ou 3-1, alcançar o golden set e seguir para a Champions. A temporada está a começar agora e é seguir no trabalho. Feliz pela luta que os jogadores dão e pelo seu profissionalismo."

 

FICHA DE JOGO


Formação inicial do Benfica: Peter Wohlfahrtstätter (2), Ivo Casas (L), Nivaldo Gómez (13), Matheus Alejandro (1), Felipe Banderó (18), Tiago Violas (1) e André Aleixo (14)

 

Suplentes: Bernardo Silva (L, NJ), Francisco Leitão (0), Pablo Natan (5), Pearson Eshenko (5), Eduardo Brito (NJ), Tomás Teixeira (NJ) e Michal Godlewski (1)

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/09/22/voleibol-jogo-sporting-benfica-final-taca-iberica

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Domingo, 6 Outubro 2024