Treinadores lusos mandam nas provas da UEFA

Fonte
sapo

Portugal é o país que mais treinadores tem nas fases de grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa, num total de nove, entre 'veteranos' e 'novatos'.

Na prova milionária, são três os representantes. Mourinho, detentor de dois troféus de campeão Europeu, no Chelsea, Jorge Jesus, que está na fase de grupos pela quinta vez consecutiva, e o estreante Paulo Fonseca aos comandos do FC Porto.

Na Liga Europa, as três equipas lusas em prova são comandadas por técnicos nacionais: Marco Silva no Estoril-Praia, Rui Vitória, no Vitória de Guimarães, e Costinha no Paços de Ferreira, todos eles pela primeira vez numa fase final.

Os outros três portugueses estão em equipas estrangeiras. André Villas-Boas, há dois anos à frente do Tottenham, já é 'habitué' das provas europeias desde os tempos do FC Porto, com quem venceu a Liga Europa. Paulo Sousa, agora nos israelitas do Maccabi Telavive, também já pisou os palcos europeus da Liga Europa, tal como Paulo Sérgio, agora nos cipriotas do APOEL

Portugal poderia ter chegado aos 10 caso o SC Braga de Jesualdo Ferreira não tivesse ficado pelo play-off.

Logo a seguir a Portugal, aparece a Espanha com sete, a Holanda com seis, a Alemanha e a Itália com cinco e a França com quatro.