Ao longo dos 110 anos de vida, a baliza do Benfica já conheceu muitos e variados guarda-redes. De Manuel Bento a Costa Pereira, de Preud'homme a José Henrique foram muitos os defensores da baliza das águias. Agora, é um miúdo de 19 anos que se vai perfilando como o próximo dono das redes encarnadas. A missão não se antevê fácil. Basta levar em consideração os ilustres nomes acima referidos. Mas a ambição de Bruno Varela - um menino que vai crescendo nos corredores da Luz desde 2006 - é grande. Quarta-feira, Varela deve ter o ponto alto da sua ainda curta carreira quando ocupar a baliza das águias na Liga dos Campeões. O zerozero.pt foi perceber melhor quem é Bruno Varela.
Quem é Bruno Varela?
Bruno Miguel Semedo Varela começou a jogar futebol no seu bairro e foi, desde logo, abordado pelos responsáveis da equipa local, o UD Ponte Frielas, que lhe perguntaram se queria representar o clube.
Varela nem pensou duas vezes e aceitou o desafio de entrar no mundo da bola. Os anos foram passando e em 2006 chegou ao Benfica, clube onde ainda permanece.
Na Luz, Varela tem vindo a avançar nos sucessivos escalões de formação e procura o seu lugar "ao sol".
Tendo como ídolo Petr Čech, do Chelsea, Bruno Varela não esconde que se inspira em Artur Moraes, guarda-redes que está castigado e não pode alinhar pelas águias.
«O meu maior ídolo é o Petr Čech, do Chelsea FC. Observo-o há muito tempo e gosto da forma como joga. O meu modelo é o Artur, guarda-redes da equipa principal do Benfica. Trabalho com ele diariamente e é um verdadeiro prazer», referiu Bruno Varela, em entrevista ao sítio da UEFA no verão de 2013.
Varela, de 19 anos, gosta também de jogos de PlayStation e não perde uma oportunidade de ouvir música e navegar na internet. Na quarta-feira, deixará de lado os comandos e saltará para a titularidade na baliza dos campeões nacionais na BayArena, em Leverkusen, de acordo com o que já imagina Jorge Jesus.
«Penso que o Paulo Lopes, quase de certeza, não vai recuperar. Sobre o Júlio César tenho algumas dúvidas. Mas se não jogar o Júlio, joga o Varela», explicou o técnico do Benfica, em declarações no final do jogo com o Estoril.
«O Benfica tem quatro guarda-redes. O Bruno Varela está connosco há três anos. Se tiver de jogar na quarta-feira, joga. Temos confiança nele. Se o Júlio não recuperar, ainda temos o Miguel», acrescentou o treinador do Benfica.
Rui Nereu viveu caso parecido em 2005
Não é caso único mas não deixa de ser pouco normal. Jorge Jesus será obrigado, ao que tudo indica, a utilizar um jovem guarda-redes na baliza do Benfica na Liga dos Campeões.
Mas tal cenário não é novo para os lados da Luz. Em 2005, Rui Nereu foi 'atirado às feras' em pleno jogo da Liga dos Campeões.
No Estádio El Madrigal, casa do Villarreal, Ronald Koeman foi obrigado a retirar o lesionado Quim e a colocar Rui Nereu na baliza do Benfica. O jovem guarda-redes tinha 19 anos e oito meses.
Nesse jogo, o Benfica acabaria por empatar a um golo e Nereu só foi batido de penálti. Juan Román Riquelme foi o autor do tento.
Agora, Bruno Varela pode ser lançado na equipa com 19 anos e 10 meses. Luisão, que na altura foi titular pelo Benfica, pode voltar a olhar para trás e ver uma vez mais a baliza das águias a ser defendida por um jovem guarda-redes.
Depois de Artur Moraes, Paulo Lopes e Júlio César, Bruno Varela deve ser o senhor que se segue na baliza dos campeões nacionais e será, por isso, o quarto guarda-redes diferente esta temporada.