Pelo quarto ano consecutivo, o Campeonato Nacional de futebol, que arranca amanhã, às 20h30, será uma transmissão exclusiva da Sport TV e da BTV, canais por cabo que, além da subscrição de um serviço de TV paga, implicam ainda o pagamento de uma mensalidade extra para serem vistos.
Ao que o CM apurou, os canais generalistas em sinal aberto (RTP, SIC e TVI) voltaram este ano a não apresentar propostas formais para a compra dos direitos de transmissão da prova, isto apesar de a lista de eventos de interesse público a serem transmitidos em canal aberto, divulgada pelo Governo a 31 de outubro do ano passado, incluir a transmissão de um jogo por jornada da I Liga na época 2015-2016 em que esteja presente "uma das quatro equipas mais bem classificadas nos campeonatos das cinco épocas anteriores".
No entanto, nem a Lei da Televisão nem o despacho governamental obrigam os canais generalistas a comprar os direitos. Assim, os seus detentores ficaram com a exclusividade das transmissões. Recorde-se que a Sport TV detém os direitos de transmissão de todas as partidas da competição, à exceção dos jogos do Benfica no estádio da Luz, que, mais uma vez, serão emitidos na BTV (antiga Benfica TV).
Liga sem jogos em canal aberto
Fonte