A portuguesa Teresa Portela ficou este sábado a 0,026 segundos da final de K1 200 metros dos Mundiais de Milão, em Itália, com o terceiro lugar na sua meia-final, horas após ter sido nona na final de K1 500.
Na terceira das quatro semifinais, que apuravam apenas as duas primeiras, Portela concluiu a regata em 41,168 segundos, ficando a 1,243 da neozelandesa campeã olímpica Lisa Carrington e a 0,026 da cazaque Inna Klinova, segunda classificada.
Os responsáveis lusos ainda pediram para analisar o ‘photo- finish’, que confirmou a diferença para Klinova, tendo Portela obtido o 12.º tempo entre todas as semifinalistas, alcançado a final B.
Em ambas as distâncias, o apuramento olímpico direto está fixado no sétimo lugar: ainda assim, o resultado do K1 500 deve garantir-lhe um lugar no Rio2016, uma vez que nessa prova foi batida por adversárias húngaras, polacas e bielorrussas, as principais candidatas ao pódio em K4 400 metros, o que libertará vagas para o monolugar.
Esta tarde, Portugal tem mais duas semifinais, em K4 1.000 metros, com Fernando Pimenta, João Ribeiro, Emanuel Silva e David Fernandes, e em K4 500, com Joana Vasconcelos, Francisca Laia, Beatriz Gomes e Helena Rodrigues, no que é a oportunidade única de qualificação para os Jogos Olímpicos, pois após os Mundiais não são atribuídas mais vagas.