A Fiorentina recebeu na última semana uma importante "almofada financeira" para atacar a contratação de Lisandro. O emblema orientado por Paulo Sousa viu Vincenzo Montella, anterior técnico, que estava ainda ligado ao clube -- estava suspenso, sob a acusação de falta de empenho e de colocar o contrato em causa --, assinar pela Sampdória, que pagou uma indemnização de 2,2 milhões de euros, valor ao qual se soma ainda a poupança de 4,5 milhões que a Fiorentina consegue em ordenados, já que Montella tinha vínculo até 2017.
Pedido expresso de Paulo Sousa, segundo já revelou a Imprensa transalpina, Lisandro tem as portas de saída da Luz abertas, já que não entra também nas principais contas de Rui Vitória. Desta forma, os dois emblemas têm estado a negociar a transferência ao longo das últimas semanas, com o objetivo de agilizar e fechar o negócio até à abertura do mercado de transferências, a 1 de janeiro.
Frustrado pela falta de oportunidades ao serviço do Benfica, o internacional argentino vê com bons olhos a mudança para a Fiorentina, que lidera a Serie A, tendo já demonstrado ao clube viola a disponibilidade para jogar em Florença.