Título de campeão rende dois milhões aos jogadores

Fonte

SAD mantém os prémios da época passada. Este bolo será dividido pelo plantel caso se sagrem campeões está sujeito a uma repartição diferenciada, tendo em conta o número de jogos dos futebolistas

 

A quatro jornadas do final do campeonato, com Benfica e Sporting separados por apenas dois pontos na classificação, os jogadores das duas equipas já devem estar a fazer contas à vida. É que, além da possibilidade de conquistarem o título de campeão, terão a possibilidade de juntar a isso prémios chorudos se alcançarem esse objetivo.

 

Ao que o DN apurou, os futebolistas do Benfica terão direito a um bolo total a rondar os dois milhões de euros, ainda sujeitos a impostos, verba que será dividida por todos os atletas utilizados pelo treinador Rui Vitória, de acordo com o número de jogos efetuados ao longo do campeonato.

 

Na época passada, a SAD do Benfica distribuiu 2,26 milhões de euros pelos 30 futebolistas que jogaram durante as 34 jornadas da Liga. Até ao momento, já foram utilizados 31 jogadores - o guarda-redes Paulo Lopes e o médio Adel Taarabt são os únicos sem qualquer minuto no campeonato -, pelo que o valor irá ser apurado tendo em conta o número de partidas de cada um dos elementos do plantel e também do total de futebolistas utilizados pelo treinador. Foi, aliás, após essas contas feitas que na temporada passada se chegou ao valor de 2,26 milhões de euros.

 

Nestas contas relativas aos prémios destinados à conquista do título de campeão nacional não estão obviamente incluídas as cláusulas contratuais que cada um dos jogadores terá eventualmente contemplado nos respetivos vínculos que assinaram. Essas são, portanto, contas à parte do prémio destinado à equipa definido pela SAD.

 

Este prémio é bastante inferior ao que o FC Porto pagou aos seus jogadores quando conquistou o título nacional na época 2012-13, sob a orientação de Vítor Pereira. Tal como o DN revelou na altura, a SAD portista destinou um bolo de 5,6 milhões de euros brutos para distribuir pelo plantel.

 

Jesus recebe mais do que Vitória

 

Além dos jogadores, os treinadores também têm contemplados prémios de campeão que, neste caso, constam dos respetivos contratos. Neste particular, Jorge Jesus terá direito ao dobro daquilo que está previsto para Rui Vitória, conforme foi divulgado pelo blogue Football Leaks em setembro, quando publicou na íntegra o contrato celebrado entre o técnico e a SAD leonina.

 

O treinador do Sporting tem contemplado um prémio de dois milhões de euros brutos, precisamente o dobro do que recebeu na temporada passada quando conquistou o bicampeonato nacional no Benfica. Ou seja, o prémio dos encarnados mantém-se igual ao da temporada passada. Contas feitas, dedu-zidos os respetivos impostos, o treinador benfiquista leva para casa 500 mil euros (como o DN adiantou em primeira mão em outubro), enquanto o rival de Alvalade encaixa um milhão de euros limpos. Certo é que só um deles terá direito a este encaixe financeiro.

 

Com 12 pontos em disputa nas quatro jornadas que faltam para completar a Liga, no relvado vai jogar-se bem mais do que o prestígio que confere a conquista do 35.º campeonato pelo Benfica ou do 19.º campeonato pelo Sporting. Para os dois rivais o caminho é curto, mas ainda bem complicado, face aos dois pontos que os separam e aos adversários que terão pela frente.

 

Os encarnados têm de defrontar o Rio Ave, em Vila do Conde, no domingo, recebem depois o V. Guimarães, viajam até ao Funchal para jogar com o Marítimo e terminam em casa com o Nacional. Por sua vez, os leões recebem no sábado o União da Madeira, deslocam-se a seguir ao Estádio do Dragão para o clássico com o FC Porto. Segue-se depois o último jogo em Alvalade com o Vitória de Setúbal, fechando o campeonato com um jogo em casa do Sporting de Braga.

 

 

http://www.dn.pt/desporto/benfica/interior/titulo-de-campeao-rende-dois-milhoes-aos-jogadores-5136336.html