Fonte
Excertos do RECORD
TREINADOR CRITICA ARBITRAGEM
Mourinho: «Espero não estar em acta terceiro lugar do Benfica» Pedro Sá da Bandeira
Mourinho teceu rasgados elogios a Marinho Peres
Os árbitros estiveram pela primeira vez na mira de José Mourinho. Tudo por causa dos últimos dois jogos do Benfica. O técnico exige respeito para os profissionais do FC Porto, mas também para os do Belenenses, incluindo-os na luta pelo acesso à Taça UEFA. Quanto ao eventual negócio Deco/João Tomás com o Betis, o técnico mostra preferência pelo brasileiro. Entretanto, McCarthy volta aos convocados e Pedro Nuno é uma estreia
FOI a primeira vez, desde que assumiu o comando técnico dos dragões, que José Mourinho dirigiu críticas directas à arbitragem. Referindo-se concretamente às duas últimas jornadas, o treinador dos azuis e brancos lembrou que o Benfica foi favorecido em claro prejuízo dos mais directos concorrentes na luta pelo terceiro lugar.
A novidade esteve no facto de Mourinho ter incluído o Belenenses no lote de concorrentes à Taça UEFA. “Espero que não esteja escrito em acta que o Benfica tem de ficar no terceiro lugar”, salientou o técnico, explicando as razões da sua desconfiança.
“No jogo de Guimarães não foram assinalados dois “penalties” contra o Benfica. Além disso, aquele que lhe deu um ponto, no encontro com o Sporting de Braga, não só foi inexistente como também ridículo”, realçou José Mourinho, mostrando-se “preocupado” com as arbitragens nos jogos do Benfica, pois “foram duas semanas seguidas”.
Aliás, já no final do jogo com a União de Leiria, no dia seguinte ao Vitória de Guimarães-Benfica, o técnico portista se tinha referido a “tendências óbvias” para dificultar a missão da sua equipa.
Esclarecendo de imediato que não é sua intenção beliscar o grupo de trabalho da Luz, Mourinho fez questão de sublinhar que também exige “respeito pelos profissionais do FC Porto e do Belenenses para que possam disputar todos os jogos no relvado até aos limites. Os jogadores do Benfica estão de parabéns, melhorararm muito e estão a jogar bem. Merecem todo o crédito, mas o respeito tem de ser igual para todos”.
“Marinho fantástico”
Avaliando ainda a concorrência directa, o técnico portista deixou uma palavra de apreço para os azuis do Restelo, mostrando-se um pouco surpreendido pela carreira ascendente da equipa de Marinho Peres.
“É claro que me surpreende, embora reconheça que o trabalho do Marinho e dos seus jogadores tem sido fantástico. Estão na luta sem pressão, com a participação na Taça Intertoto garantida e sem a ajuda de ninguém. Sem actas”, aproveitou ainda para dar mais uma achega.
Autor: ANTÓNIO MENDES e RUI SOUSA
Data: Sexta-Feira, 5 de Abril de 2002 02:56:00