Fonte
A Bola
O Benfica tem encetado nos últimos dias vários contactos junto dos dirigentes do Saragoça para garantir o empréstimo de Esquerdinha na próxima época. Os encarnados têm a seu favor o facto de o ex-jogador do F. C. Porto pretender regressar a Portugal e a abertura que os responsáveis do clube de Aragão poderão mostrar no processo. É que o lateral não é uma aposta da equipa técnica actualmente comandada por Marcos Alonso e tem enfrentado alguns problemas com os adeptos do clube. Rodar uma época na Luz poderá satisfazer as três partes.
O jogador já estava há muito tempo referenciado pelos responsáveis do futebol encarnado e nas últimas semanas têm sido efectuadas várias diligências junto dos dirigentes do Saragoça para garantir o empréstimo de Esquerdinha para a próxima época.
À partida, a compra do seu passe está posta de parte pois o clube onde também actua Chainho não pretende vender o atleta por menos de 2 milhões de euros, mas está receptivo a ceder o brasileiro ao Benfica por uma época. Até porque, em termos financeiros, os encarnados teriam apenas de se preocupar com os salários do jogador, os quais rondam os 55 mil euros mensais.
De resto, Esquerdinha encara com bons olhos o regresso a Portugal, nomeadamente a um clube onde se encontram vários ex-colegas do tempo em que representou o F. C. Porto. Principalmente porque o lateral teve grandes problemas de adaptação ao clube de Aragão. Se inicialmente era uma das apostas do então treinador Chechu Rojo, com a saída deste o cenário alterou-se, uma vez que os anticorpos que se geraram em torno daquele técnico arrastaram-se para o atleta, com consequências danosas a nível psicológico para Esquerdinha, acusado, entre outras coisas, de ser demasiado duro para o campeonato espanhol ou, simplesmente, pesado para aquele tipo de futebol.
O empréstimo de Esquerdinha, que também já foi contactado pelo Benfica e mostra disponibilidade para o representar, na condição de emprestado, durante uma temporada, poderá ser, assim, a primeira aquisição do Benfica para a próxima época, dando corpo à máxima que os responsáveis da SAD encarnada pretendem para 2002/2003: não debilitar os cofres e gastar pouco e com boa aplicação. No caso do lateral, é conhecido o seu valor e será, também, uma aposta com pouca margem de risco. Além disso, Pesaresi deverá abandonar a Luz do final da época e a continuidade de Caneira não é um dado adqurido, desta feita só possível com a compra do seu passe ao Inter de Milão. O ex-portista seria, portanto, o único lateral-esquerdo de raiz no plantel encarnado.