Fonte
www.record.pt
DEMOLIÇÃO TOTAL ANTECIPADA
Benfica joga na Luz até Março de 2003 Fernando Ferreira
No final do ano «o novo estádio estará delineado»
AO CONTRÁRIO do que estava previsto e contratualizado entre a empresa construtora do novo Estádio da Luz e a Direcção do Benfica, o processo de demolição do que resta do velho recinto vai ser antecipado. Os trabalhos que irão deitar por terra o que falta da "velha catedral" começarão em Março de 2003, e não em Maio desse mesmo ano. Uma situação que significa que o Benfica só vai deixar de jogar no habitual estádio, em Março do próximo ano.
A confirmação deste cenário foi avançada, ontem, numa visita promovida pela Somague à obra do novo estádio. Como foi adiantado pelo engenheiro Luís Gonçalves, um dos responsáveis máximos da infra-estrutura, todos os prazos de conclusão das diversas fases estão a ser respeitados, pelo que existe a plena convicção de que tudo estará pronto no mês previsto, isto é, em Setembro do ano que vem. Nesta altura, o que está mais adiantado é o futuro topo sul, junto à Avenida Lusíada, enquanto do outro lado, junto à "velha Luz", decorrem ainda fundações. É devido ao natural avanço dos trabalhos nesse local que, em Março de 2003 – e por questões de "segurança, acessibilidade e funcionalidade" –, o actual estádio terá de ser definitivamente desactivado.
A chamada dos jornalistas à Luz (guiados também pelo vice-presidente encarnado para o património, Mário Dias) orientou-se em dois propósitos. Dar a conhecer a evolução dos trabalhos e, por outro lado, fazer entender que, "ao contrário do que tem sido noticiado", "todas as normas de segurança estão a ser respeitadas". Foi isto que disse Mafalda Santos, responsável da Somague pela área da segurança, que reforçou ainda a "existência de respeito efectivo de todas as normas do plano sociolaboral", em consonância com as "indicações do Ministério do Trabalho".
Em termos de avanço da construção do recinto diga-se que, já a partir de "Agosto ou Setembro próximos", irá iniciar-se o processo de montagem da cobertura metálica do estádio, com os já conhecidos mastros de 45 metros de altura que irão suportar grande parte do peso. A base de um deles já está em fase de betonagem. "Lá para o final deste ano, quem passar na Segunda Circular já pode ver o recinto todo delineado", disse Luís Gonçalves. Dentro de um mês começará a notar-se, também, o pavilhão exterior, localizado mais ou menos no espaço que era, antigamente, o relvado número dois. Será a zona da entrada principal, com espaços comerciais e de "grande importância em termos de imagem do Benfica", daí que esteja sujeito a uma espécie de "tratamento arquitectónico especial".
Respeitando todas as recentes normas internacionais, o novo Estádio da Luz está projectado para ter pouco mais de 65 mil lugares. É a lotação prevista para estar disponível no Euro-2004 e que os responsáveis não estão a fazer conta de aumentar, no futuro, para as competições nacionais.
Autor: FILIPE DUARTE SANTOS
Data: Quarta-Feira, 17 de Abril de 2002 02:02:00