Fonte
www.record.pt
BENFICA FOI BICAMPEÃO HÁ 40 ANOS
Jovem Eusébio arrasa Real Madrid
COMPLETAM-SE hoje 40 anos sobre um dos maiores feitos de sempre do futebol português: o Benfica sagrou-se, em Amesterdão, bicampeão europeu após vitória, por 5-3, sobre os espanhóis do Real Madrid.
Depois de ter surpreendido a Europa um ano antes, com a vitória (3-2) sobre o Barcelona, os encarnados voltaram a conquistar o troféu dessa vez contra o favorito Real, vencedor das cinco primeiras edições da prova, no qual alinhavam os "monstros" Di Stefano, Puskas e Gento.
O jogo não começou bem para os portugueses e, aos 23 minutos, já os merengues venciam por 2-0, com tentos do húngaro Ferenc Puskas, conhecido por “Major Galopante”.
O Benfica reduziu pelo capitão José Águas e igualou num golo do defesa Cavém. No entanto, Puskas voltou a colocar os espanhóis em vantagem ainda antes do intervalo.
Na segunda parte tudo mudou graças a um jovem chamado Eusébio, então na sua primeira época na equipa principal. Um livre de fora da área e um “penalty” garantiram a vitória portuguesa.
No final do encontro, Vítor Sérgio, um dos enviados especiais de Record falou com os craques do Real Madrid. “O Benfica ganhou bem”, declarou Di Stefano; enquanto Puskas elogiou os campeões: “Uma grande equipa, sem dúvida”.
Pela vitória o treinador Bela Gutmann recebeu um prémio de 250 contos enquanto os jogadores foram brindados apenas com 31 contos cada.