Supertaça ai testar vídeo-árbitro offline

Fonte

O International Board (IFAB) anunciou, esta quinta-feira, que Portugal vai ser um dos seis países no mundo que vão testar a tecnologia do vídeo-árbitro.

 

Segundo o IFAB, entidade que regula as leis no futebol, a estreia desta tecnologia vai ocorrer no jogo da Supertaça Cândido de Oliveira, a 7 de Agosto, entre Benfica e Sporting de Braga. No total, serão nove jogos realizados com o vídeo-árbitro, entre eles os quartos-de-final, meias-finais e final da Taça de Porugal, mais algumas partidas da Liga NOS.

 

O vídeo-árbitro só entra em acção em quatro momentos do jogo. O golo, para avaliar se houve alguma infracção prévia que o invalide, assinalar de grande penalidade, cartões vermelhos e possibilidade de mistura de identidade. A tecnologia tem o papel de aconselhamento e apoio do árbitro, não podendo sobrepor-se à decisão do juiz de jogo.

 

Holanda, Estados Unidos, Austrália, Brasil e Alemanha também fazem parte desta fase inicial de testes, em jogos oficiais e sem divulgação pública, durante a temporada 2016/17. A segunda fase está marcada para época 2017/18, sendo que os testes passarão a ser públicos.

 

Dependendo do sucesso dos testes iniciais, o Mundial de Clubes de 2016, a realizar no Japão, está agendado como um teste público final, antes até dos testes realizados durante a época 2017/18.

 

Espera-se que os testes durem dois anos, com subsequente decisão final do IFAB, em 2018 ou 2019, em relação à instalação da tecnologia de forma oficial e definitiva no futebol.

 

http://rr.sapo.pt/noticia/55680/portugal_vai_testar_video_arbitro