Jonas com recuperação atrasada só deve regressar em outubro

Fonte

O brasileiro está com uma infeção no tornozelo direito e o tempo de paragem vai além do estimado inicialmente. Mitroglou está disponível para a receção ao Besiktas

 

A recuperação de Jonas está mais complicada do que o incialmente previsto pelo departamento médico do Benfica. Ao que o DN apurou, a infeção que afetou o tornozelo direito está longe de estar debelada, estando o jogador a ser submetido a um tratamento intensivo à base de antibióticos.

 

É bom lembrar que Jonas foi operado ao tornozelo direito no dia 11 de agosto, logo depois da Supertaça, para debelar uma fratura num osso. A recuperação decorreu dentro dos prazos previstos pelos médicos encarnados, tendo o jogador sido utilizado no dia 27 do mesmo mês frente ao Nacional na Choupana. No entanto, na semana que se seguiu à partida na Madeira, o brasileiro surgiu com uma infeção causada por uma bactéria nos pontos onde foi operado. Inicialmente, estimou-se que o problema seria ultrapassado a tempo do jogo com o Desportivo de Chaves, marcado para o dia 24 de setembro, mas na realidade a situação evoluiu de forma mais complicada do que o previsto.

 

Os médicos do Benfica foram obrigados a drenar a zona afetada pela infeção, por forma a acelerar o processo de recuperação, estando agora o jogador sob o efeito de antibióticos. Na prática, Jonas só deverá estar de volta aos relvados no início de outubro, pelo que tendo em conta a paragem das competições para os jogos das seleções, só deverá estar às ordens do treinador Rui Vitória para a viagem à Ucrânia para defrontar o Dínamo Kiev, no dia 19 de outubro, em partida a contar para a 3.ª jornada da Liga dos Campeões.

 

Assim sendo, tudo indica que além dos três jogos que já falhou, Jonas irá ainda estar ausente de mais partidas oficiais do Benfica, a saber: Besiktas e Sp. Braga em casa, Desp. Chaves e Nápoles fora e Feirense de novo na Luz.

 

Esta será a maior paragem que Jonas, de 32 anos, terá de enfrentar desde que chegou ao Benfica em setembro de 2014. Aliás, nas duas épocas anteriores não falhou qualquer jogo devido a lesão, tendo apenas perdido uma partida por castigo - na época passada com o Bayern Munique, na Luz, para os quartos-de-final da Champions. De resto, ausências só por opção técnica...

 

Com Jonas indisponível, as opções de Rui Vitória devem ser Gonçalo Guedes ou Rafa Silva, jogadores que fizeram dupla no ataque em Arouca, face também às ausências de Mitroglou, Raúl Jiménez e Luka Jovic.

 

Mitroglou apto e Rafa em dúvida

 

O panorama clínico dos encarnados está agora ligeiramente mais desanuviado, uma vez que o grego Kostas Mitroglou estará disponível para o jogo de amanhã, na Luz, com os turcos do Besiktas, que marca o arranque da caminhada dos encarnados na Liga dos Campeões.

 

Mitroglou, que esteve em evidência nos dois jogos da seleção grega com a Holanda e Gibraltar, não alinhou frente ao Arouca porque tinha um estiramento na coxa esquerda, um problema que não era grave mas podia ser agravado se fosse utilizado, pelo que a ausência do jogo da Liga permitiu recuperar para a Champions.

 

Assim sendo, tudo indica que, diante do Besiktas, Mitroglou será acompanhado na frente de ataque por Gonçalo Guedes, uma vez que subsistem dúvidas quanto à possibilidade de Rafa Silva poder estar disponível.

 

O ex-bracarense foi substituído aos 62 minutos da partida com o Arouca e suspeitava-se de uma lesão muscular, mas ao que tudo indica está afastado o cenário de rotura, tudo apontando para uma contratura, o que, a confirmar-se, coloca-o em dúvida para o jogo de amanhã, sendo praticamente certa a sua presença no desafio de segunda-feira com o seu antigo clube, o Sporting de Braga, a contar para a 5.ª jornada da Liga.

 

Finalmente, em relação ao mexicano Raúl Jiménez, que regressou da seleção com uma entorse no joelho esquerdo, que afetou o ligamento. No entanto, existe a possibilidade de o avançado estar de regresso à equipa dentro de duas semanas, podendo o seu regresso acontecer na viagem a Chaves, marcada para 24 de setembro, relativa à 5.ª jornada da Liga.

 

 

http://www.dn.pt/desporto/benfica/interior/jonas-com-recuperacao-atrasada-so-deve-regressar-em-outubro-5384235.html