Fonte
www.record.pt
Chegar e ganhar
"Chegar, entrar e ganhar." É esta a máxima que Moreira encontra para o jogo desta noite em Aveiro, onde o Benfica defronta o Beira-Mar. O guarda-redes titular das águias aguarda "dificuldades" por parte dos homens de António Sousa, mas não está preocupado, pois deposita "total confiança" na sua equipa.
"Em todos os jogos em que entramos, temos sempre dificuldades. Não porque não jogamos bem, mas devido aos adversários, que se motivam muito a jogar com uma equipa ganhadora como o Benfica. Mas vamos fazer o nosso trabalho... vamo-nos preocupar é connosco, para chegar a Aveiro, entrar, ultrapassar todas as dificuldades que possam surgir e ganhar o jogo", começou por dizer Moreira, ontem, depois do treino realizado no Estádio da Luz.
O jovem guardião, que teme o Beira-Mar somente "pelo seu conjunto", não perde muito tempo a analisar as mudanças na defesa (entradas de Argel e Cristiano, para os lugares de Ricardo Rocha e Cabral). "Jogando um ou outro não se notam grandes diferenças. O Benfica tem 27 jogadores, todos de grande qualidade, que podem jogar a qualquer momento", avançou, confiante em não fazer muitas defesas nas balizas do Mário Duarte: "Sinceramente não espero muito trabalho, porque confio plenamente na minha equipa."
Na habitual antevisão dos jogos de fim-de-semana, a conversa deixou de roçar apenas o embate com os aveirenses e terminou com Moreira a falar de si. Usando discurso rápido e sem hesitações, o número um teve ainda oportunidade para deixar a sala de Imprensa a rir: "Qual o jogador da Liga que não gostava de apanhar pela frente? Talvez... o Nuno Gomes, o Fehér ou o Mantorras."
«Não me sinto guarda-redes completo»
Moreira contornou rapidamente o "burburinho" do defeso, altura em que se equacionaram vários nomes (Ricardo, Quim e Yannick) para lhe dar concorrência na baliza. Acabou por não chegar ninguém e agora, aos 20 anos, tem a responsabilidade de defender numa baliza que muitas vezes se torna... muito grande.
Será que Moreira já se julga completo? "Nenhum guarda-redes sente isso", respondeu, justificando: "Estamos sempre a evoluir e um guarda-redes, mesmo aos 30 anos, tem muito para aprender. Ainda não me sinto completo, mas sinto-me já muito capaz e com as minhas capacidades a evoluírem cada vez mais."
Então, o que será que lhe falta? Moreira não quis responder: "Perguntem a outras pessoas. Tenho consciência das minhas capacidades e dos meus defeitos mas não os vou divulgar." O diálogo chegou mais longe e a pergunta, desta vez, foi ainda mais incisiva: Será a saída dos postes? Resposta clara não houve. Apenas que essa é uma situação que se melhora "com a rotina de jogo".
«Afirmação no Benfica»
Em altura de "renovação", Moreira não perde o sono a pensar na selecção A. "Não posso dar um grande salto para depois recuar um pouco", afirmou. Para já, os objectivos passam por "continuar a evoluir" e pela "afirmação no Benfica".