Pedro Proença foi uma das várias personalidades ligadas ao futebol que marcaram presença na apresentação do livro ´Kick Off`, da autoria de Duarte Gomes, na Cidade do Futebol em Oeiras. À margem do evento, o presidente da Liga falou da introdução do videoárbitro na I Liga já esta época para sublinhar que esta tecnologia marca uma nova era no futebol português.
"O vídeoárbitro vai ajudar não só a arbitragem, mas também do futebol português. Por sermos das poucas ligas que inicia uma época desportiva com este meio tecnológico deve deixar-nos a todos muito orgulhosos. Este é um trabalho feito pela FPF, com muito esforço, que envolveu os árbitros, os clubes de futebol profissional. Foi uma corrida contra o tempo. Vai ser um início de uma época com uma nova roupagem, com uma nova perceção, com uma nova atitude, mas, fundamentalmente, na defesa dos interesses do futebol profissional em Portugal", enalteceu Proença, aos jornalistas.
O antigo árbitro internacional elogiou a decisão da Federação Portuguesa de Futebol em avançar para esta medida já esta época. Proença não tem dúvidas: o videoárbitro vai permitir-nos ter "um campeonato mais limpo e mais convincente".
"[O videoárbitro] foi um ato de coragem, uma inevitabilidade perante o que eram os desafios que se colocavam no futebol em geral, nas competições profissionais em Portugal, em particular. Temos todos de ajudar, não criar falsas expetativas, que temos uma varinha de condão que vai resolver tudo e todos mas vamos ter um grande instrumento que vai ajudar as equipas de arbitragem em defender a verdade desportiva. É isso que queremos, ter um campeonato mais limpo, mais convincente e nos deixa a todos muito satisfeitos", comentou.
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/pedro-proenca-videoarbitro-nao-vai-resolver-tudo-mas-ajudara-a-ter-um-campeonato-mais-limpo