O encontro deste sábado, no Estádio Algarve, com o Olhanense, para a Taça de Portugal, já foi especial para Mile Svilar, guarda-redes belga de 18 anos contratado pelo Benfica ao Anderlecht no último verão.
A titularidade significou para o jovem guardião a estreia com a camisola do Benfica e o orgulho de ser o mais novo guarda-redes da história do Clube.
Mas a aposta de Rui Vitória no jovem significou mais ainda: a estreia absoluta em jogos ao mais alto nível, pois o emblema de Bruxelas não lhe permitiu jogar no escalão principal, tendo apenas tido direito a presenças na Youth League.
No que respeita a estrangeiros a defender a baliza do Benfica, faz, pois, lembrar Jan Oblak, que acaba de ultrapassar. O esloveno atuou em Cinfães para a Taça de Portugal (0-1), tinha então 20 anos, nove meses e 13 dias. Foi esta a estreia a titular. No entanto, o guarda-redes já se tinha estreado com a camisola do Benfica. Em 2013/14 fez o seu primeiro encontro pelos encarnados frente precisamente ao Olhanense, no Estádio José Arcanjo, beneficiando da lesão de Artur Moraes, no minuto 69.
No que toca ao Campeonato Nacional, Moreira continua a liderar a lista dos mais jovens. O português estreou-se a titular a 3 de novembro de 2001 (num jogo diante do Vitória de Guimarães), tinha na altura 19 anos, sete meses e 14 dias.
Ao nível profissional, Svilar só começou a competir há três épocas e, no ano passado, fez parte do plantel principal do Anderlecht que conquistou o campeonato belga. Agora é mais um talento do Benfica.
OS MAIS JOVENS GUARDA-REDES
Estreia
Mile Svilar | 18 anos, 1 mês e 18 dias
(Olhanense-Benfica, Taça de Portugal, 14 de outubro de 2017)
Estreia
Oblak | 20 anos, 9 meses e 12 dias
(Cinfães-Benfica, Taça de Portugal, 19 de outubro de 2013)
Estreias
Moreira | 19 anos anos, 7 meses e 14 dias
(Benfica-V. Guimarães, Campeonato Nacional, 3 de novembro de 2001)
Rui Nereu | 19 anos, 8 meses e 25 dias
(Naval-Benfica, Campeonato Nacional, 29 de outubro de 2005)