A história de Adriano Gomes - duas gerações... a mesma alma benfiquista

Fonte

Chama-se Bernardo Correia, é o atual responsável pelas operações da Google em Portugal, mas não é o único protagonista desta história.

 

No passado dia 23 de setembro, Bernardo foi o neto que qualquer avô gostaria de ter.

 

Adriano Gomes com o seu neto Bernardo Correia 

 

O seu avô, Adriano Gomes, de 95 anos, tinha um sonho. O sonho de voltar ao Estádio da Luz, onde já tinha assistido a muitos jogos no passado, quando ainda tinha mobilidade para o fazer. Agora, com esse obstáculo pela frente, o neto quis concretizar o sonho do seu avô e levou-o à Luz, para ver o jogo SL Benfica vs Paços de Ferreira, no dia 23 de setembro.

 

No vídeo, que se tornou viral nas redes sociais, de imagens captadas pela BTV, é visível a ternura entre avô e neto e a alegria estampada na cara do senhor de 95 anos, ao estar sentado nas bancadas do seu Clube.

 

Curiosamente, Adriano Gomes faz parte da história do Benfica. É o sócio n.º 77 e praticou atletismo no Clube. A vida desportiva de Adriano Gomes dava um autêntico filme, que começou em meados de 1939, durante a Segunda Guerra mundial.

 

Praticou râguebi, jogou andebol, pelo meio ainda se dedicou ao lançamento do peso e do dardo, mas foi no atletismo que se distinguiu como atleta do Benfica e com o título de recordista português da estafeta olímpica.

 

Também foi massagista da equipa de hóquei do Benfica e da Seleção Nacional de hóquei. Mais tarde colaborou, gratuitamente, com a equipa técnica de ciclismo do Benfica, mas nunca deixou de ser atleta. Em todas as modalidades que praticou conseguiu obter vários títulos e medalhas.

 

Adriano Gomes representou o Benfica, pela primeira vez, em 1940. Foi campeão dos 800 metros e de estafeta. Infelizmente os registos da época são poucos e a memória também já não é a mesma, pelo que certamente ficam muitos títulos esquecidos.

 

 

Adriano Gomes foi porta-estandarte na inauguração do saudoso Estádio da Luz 

 

Aos 88 anos de idade, foi distinguido com um prémio de Fair Play internacional pela Federação Internacional de Atletismo Veterano, que aparece num artigo do jornal “O Benfica”, em 2011.

 

O gosto pelo desporto não morreu e apenas há três anos, com 92, ganhou quatro medalhas (duas de ouro e duas de prata) no Campeonato do Mundo de Atletismo para veteranos, em Budapeste.

 

 

Bernardo Correia teve a oportunidade de acompanhar e ver o seu avô a competir no Campeonato de Mundo de Atletismo e admite ter sido um momento único.

 

“Fui lá vê-lo mais o meu filho, foi especial”, confessou Bernardo, em declarações ao Site Oficial do SL Benfica.

 

Adriano Gomes é uma das muitas pessoas e dos muitos atletas que fizeram do Benfica o que é hoje e que continua a ser fiel ao seu Clube do coração.

 

O seu neto afirma ter muito orgulho no avô que tem e acredita que uma homenagem iria deixá-lo muito feliz.

 

“O que eu mais queria é que o Benfica lhe fizesse uma homenagem… Pelo homem que é e pelo desportista que foi”, confessou o neto.

 

 

https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2017_2018/10/14/benfica-adriano-gomes-neto-jogo-estadio-luz-pacos-ferreira