Há um Yuri Ribeiro a crescer a olhos vistos em Vila do Conde

Fonte
zerozero.pt

Visto como o possível defesa-esquerdo dos encarnados no futuro, o empréstimo a um clube da primeira liga impunha-se para Yuri ganhar ‘estaleca’. O projeto ambicioso do Rio Ave apresentou-se como uma boa opção para evoluir e Miguel Cardoso como um treinador capaz de potenciar o seu talento.

 

O jovem de 20 anos até começou como titular nas duas primeiras jornadas, mas perdeu o lugar para Bruno Teles. Depois de algumas aparições, após esta perda de espaço, o internacional Sub-21 português agarrou a titularidade e não voltou a largá-la, tendo somado 1294 minutos distribuídos por 15 jogos, até ao momento.

 

A sua boa forma foi coroada, na jornada passada, com um grande golo, após uma boa jogada individual (venceu «Os nossos Puskás» da jornada 19). Miguel Cardoso, treinador dos vila-condenses, na conferência de imprensa após o jogo com o Boavista, mostrou-se muito satisfeito com o rendimento e empenho de Yuri nos treinos e agradado com a concorrência saudável com Bruno Teles.

 

«O Yuri tem aproveitado muito bem as oportunidades que tem tido, tem-se afirmado como jogador, é internacional Sub-21, teve um processo de formação ao mais alto nível e, por isso, tem muita qualidade. Ele está de parabéns porque fez um jogo excelente e um golo brilhante», comentou o técnico do Rio Ave.

 

Em dezembro, a imprensa nacional apontou o lateral-esquerdo do Rio Ave como possível ‘reforço’ de inverno do Benfica, que encontraria, assim, num atleta dos seus quadros, uma alternativa fiável para colmatar a eventual saída de Eliseu e/ou Grimaldo.

 

 

«Um processo de formação ao mais alto nível»

 

Yuri Ribeiro, natural de Vieira do Minho, seguiu as pisadas do seu irmão Romeu Ribeiro e, tal como ele, mudou-se de Braga para a Luz quando era juvenil. Fez a restante formação no Benfica e foi presença assídua na Seleções jovens de Portugal, desde os Sub-16.

 

A sua regularidade e consistência de jogo levaram-no, com naturalidade, à equipa B e estreou-se, na época passada pela equipa principal. Rui Vitória utilizou o lateral-esquerdo nos jogos frente a Vizela e Real SC, para a Taça da Liga e Taça de Portugal, respetivamente. Completou os 90 minutos nos dois encontros e fez exibições à sua imagem: seguro a defender e comedido a atacar. Pela equipa B, nos 30 jogos em que foi chamado, foi totalista em 29 e substituído no outro jogo.

 

Apesar de a hipótese de regressar em janeiro ter perdido força, Yuri Ribeiro, caso mantenha o bom processo evolutivo, pode mesmo ter lugar no plantel de Rui Vitória num futuro próximo, já que Eliseu está a terminar o contrato e Grimaldo é muito cobiçado.

 

 

http://www.zerozero.pt/news.php?id=213413