A Fundação Benfica comemora nove anos de existência e é mais um exemplo bem vincado da visão da Direção liderada por Luís Filipe Vieira. Lembrando que “o Benfica foi, é e será sempre um clube solidário”, o presidente é um homem orgulhoso pelo que tem vindo a ser feito desde 27 janeiro de 2009.
E tem sido muito, como atestam alguns dos exemplos e dos números que o jornal O Benfica apresenta na edição dedicada aos 9 anos da Fundação Benfica, que, até 2017, contabiliza um total de 81 000 beneficiários.
Mas, mais do que pensar em questões numéricas, a Fundação Benfica pensa no próximo, em formas de contribuir para um futuro melhor. O projeto “Para ti se não faltares!” é, sem dúvida, o mais emblemático, estando integrado desde a fundação da instituição. Abrange atualmente 17 escolas em 11 territórios de Portugal Continental, sendo que já atribuiu mais de 4000 prémios/incentivos. Tem uma taxa de sucesso de 87%.
Os testemunhos de vários jovens ao longo do tempo são a prova de que compensa trabalhar em prol dos outros, dos que mais precisam de apoio. E, nesse sentido, o projeto “Benfica Faz Bem” é também um bom exemplo. Mais de 32 mil beneficiários tiveram acesso a iniciativas diversas como a realização de sonhos, campanhas de solidariedade, eventos, visitas e várias experiências.
No âmbito das vivências proporcionadas, há que realçar um dos pontos altos de cada ano que passa, o Dia Mundial da Criança, celebrado a 1 de junho. Mais de 8500 crianças já tiveram um dia inesquecível no Complexo Desportivo do Estádio da Luz, que todos os anos se enche.
Por tudo isto, o papel da Fundação Benfica é muito conhecido além-fronteiras. A atribuição de prémios e o reconhecimento internacional, especialmente junto de clubes e de redes a nível europeu e também da Comissão Europeia, são demonstrativos disso mesmo.
Mas, mais do que distinções, a instituição quer continuar fiel ao seu trabalho. Vem aí um ano repleto de desafios!
ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA
Jogo Contra a Pobreza
- Parceria com as Nações Unidas (PNUD)
- Mais de 500 000 euros angariados para o Haiti
- Mais de 50 000 espectadores no Estádio da Luz (25/01/2010)
Doação Casas da Madeira
- 3 apartamentos para vítimas da catástrofe de fevereiro de 2010
Jogo Gesto Contra a Fome
- Parceria ACNUR e Fundação Luís Figo
- Mais de 235 000 euros angariados para apoio aos refugiados e projetos sociais dos parceiros
- Mais de 33 000 espectadores (18/07/2012)
Outros Apoios Sociais
- Atribuição de apoios às famílias que foram vítimas da tragédia de dia 4 de abril de 2017 na pirotécnica de Avões;
- Uma Casa, um Futuro – construção da casa sonhada pelos jovens Pedro e Gino Oliveira, que se encontrava iniciada aquando da explosão que vitimou os seus pais, em 2015. Este sonho torna-se possível graças à Fundação e ao contributo de diversos parceiros dos quais se destacam Prozis, Habitat e Município de Braga.
PROJETOS EDUCATIVOS
“Para ti se não faltares!”
- Projecto inovador criado com o objetivo de combater o absentismo e o abandono escolar;
- Beneficiários entre o Ano Letivo 2009/10 e 2016/17: mais de 3200
- Importantes resultados ao nível do sucesso escolar, assiduidade e comportamento
KidFun – Educação para Valores
- Projeto que visa apoiar a escola e a família na educação das crianças, ao nível do Saber Ser, motivando-as à descoberta e aprofundamento dos valores fundamentais de conduta e vida em sociedade
- Total de crianças participantes entre 2014 e 2017: mais de 37 000
PROJETOS DE DESPORTO INCLUSIVO
- Desporto Adaptado, Walking Football e Parceria com a Associação Cais ao nível do Futebol de Rua, com um total de beneficiários: 750
KidFun – Educação para Valores
- Projeto que visa apoiar a escola e a família na educação das crianças, ao nível do Saber Ser, motivando-as à descoberta e aprofundamento dos valores fundamentais de conduta e vida em sociedade
- Total de crianças participantes entre 2014 e 2017: mais de 37 000