Fonte
www.maisfutebol.iol.pt
O Benfica está em zona limite para entrar na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões com estatuto de cabeça-de-série. Entre as 16 equipas que estarão melhor cotadas já há 12 confirmadas com melhor coeficiente europeu que o clube da Luz. Há seis situações nos campeonatos nacionais europeus que mantêm a indefinição, para subir ao lote de 16 o Benfica precisa que se cumpram duas condições nessas provas.
Entre os cabeças-de-série confirmados estão já gigantes como a Juventus ou o Manchester United, que falharam através do campeonato a qualificação directa. Mas a lista pode aumentar com mais nomes grandes, incluindo o Real Madrid, se os «merengues» não conseguirem o segundo lugar na Liga espanhola.
Numa prova em que entrarão 32 equipas, já há 14 com pior coeficiente que o Benfica. Para que os «encarnados» evitem as equipas teoricamente mais fortes no sorteio, é necessário portanto que se apurem para esta fase da prova duas equipas abaixo do coeficiente 29.085, o do Benfica.
Os «encarnados» estarão assim de olhos postos nas decisões em cinco campeonatos, da Inglaterra até à Polónia, passando por França, Grécia e Ucrânia. E também de olho¿ na final da Liga dos Campeões.
Em Inglaterra é o Aston Villa que pode dar uma «ajuda». Falta decidir o quarto classificado, na corrida estão Liverpool, Newcastle e Aston Villa e só este último tem pior coeficiente que o Benfica. No campeonato francês seria o terceiro lugar do PSG a fazer sorrir os «encarnados» - a equipa de Pauleta e Hugo Leal corre com Lyon e Mónaco e é a única menos cotada que o Benfica. Mas aqui há uma outra hipótese.
No caso de o Mónaco terminar em terceiro há mais um cenário - se a equipa do Principado vencer o F.C. Porto na final da Liga dos Campeões, entrará directo nos grupos, elevando para três o número de equipas gaulesas nessa fase. Neste caso, sobe à terceira pré-eliminatória o campeão do 16º país do «ranking», a Áustria, com coeficiente inferior ao dos «encarnados». Ou seja, trocar-se-ia um potencial cabeça-de-série por um menos cotado que o Benfica, o que não aconteceria com a conquista do título europeu pelo F.C. Porto - o resultado é tirar da pré-eliminatória o Fenerbahçe, colocando o campeão turco na fase de grupos, mas esta é uma equipa menos cotada que o clube da Luz. Aqui entraria de igual modo o campeão austríaco na pré-eliminatória, em vez do campeão turco.
Na Grécia, a questão joga-se também em relação ao terceiro classificado. A luta é entre PAOK, AEK e Egaleo, sendo que os dois primeiros estão à frente do Benfica no «ranking». Da Ucrânia o Dínamo Kiev não deverá dar grande ajuda. Com melhor coeficiente que o clube da Luz, tem quase garantido um dos dois primeiros lugares no campeonato. Se levar o título vai à terceira pré-eliminatória, se for segundo vai à segunda, mas mesmo que seja eliminado o clube vencedor assumirá o seu coeficiente.
Por fim, a ligação polaca. O líder Wisla Cracóvia tem melhor coeficiente, pelo que se for campeão passa para a frente do Benfica. Só se o título for ganho pelo Legia, segundo classificado e pior cotado, é que os «encarnados» levarão a melhor.
Para ser cabeça de série, o Benfica precisa que se cumpram duas destas seis condições:
- Aston Villa ser 4º em Inglaterra
- PSG ser 3º em França
- Mónaco ser campeão europeu e 3º em França
- Egaleo ser 3º na Grécia
- Dínamo de Kiev terminar abaixo do 2º lugar na Ucrânia
- Wisla Cracóvia não ser campeão da Polónia
Equipas com melhor coeficiente que o Benfica:
3º ESPANHA (Real Madrid/Barcelona/Corunha)
Manchester United (Inglaterra)
4º ESPANHA (Real/Barcelona/Corunha)
Juventus (Itália)
4º ITÁLIA (Parma/Inter/Lazio)
PSV Eindhoven (Holanda)
Sparta Praga (Rep. Checa) - ou a equipa que o eliminar na 2ª pré-eliminatória
Anderlecht (Bélgica)
3º ALEMANHA (Estugarda/Bayern Munique/Bayer Leverkusen)
Brugge (Bélgica) - ou a equipa que o eliminar
Rangers (Escócia)
Rosenborg (Noruega) - ou a equipa que o eliminar