Fonte
WWW.ABOLA.PT
Moreira pode falhar pré-eliminatória
O novo treinador dos encarnados corre o risco de não poder contar com Moreira no início da época, caso a Selecção sub-21 se qualifique para os Jogos Olímpicos de Atenas e este seja naturalmente convocado para o torneio. Se esse cenário se confirmar, o guarda-redes falha os dois jogos da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões e a Supertaça, frente ao FC Porto. Seria assim um Verão completamente louco para o jovem guardião.
Moreira poderá vir a ficar na história ao jogar três competições internacionais a nível de selecções num espaço de outros tantos meses: o Europeu de sub-21 (também conhecido como esperanças), que começa no dia 28 e termina a 8 de Junho, o Euro-2004 com início marcado para 12 de Junho e conclusão a 4 de Julho e os Jogos Olímpicos de Atenas, cujo torneio de futebol dá o pontapé de saída a 11 de Agosto, terminando a 28. Se a presença nos dois primeiros certames está garantida, já a inclusão do nome de Portugal nas Olimpíadas depende do que os nossos sub-21 vão fazer na fase final do Europeu, que vai decorrer na Alemanha. É que só os três primeiros classificados recebem o passaporte para o maior evento desportivo do ano. Ou seja, o seleccionado de José Romão terá de passar a primeira fase da prova (ficar entre os dois primeiros num grupo constituído por Portugal, Suécia, Suíça e Alemanha), jogar as meias-finais e, caso não vença, lutar pelo bronze no encontro de atribuição dos terceiro e quarto lugares.
Pedido de dispensa?
E é aqui que os interesses do Benfica e das selecções entram em choque. Se as esperanças conseguirem a qualificação para Atenas, como todos os portugueses esperam, e no pressuposto da chamada de Moreira — uma hipótese perfeitamente viável, pois os responsáveis federativos vão pretender levar a equipa na máxima força — o (novo?) treinador dos encarnados poderá não contar com o jovem guardião em três jogos importantíssimos para a equipa: a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões (primeira mão a 10 ou 11 de Agosto e a segunda a 24 ou 25) e a Supertaça de Portugal, ante o FC Porto, a 22 de Agosto — esta data ainda pode sofrer alteração a pedido da SAD benfiquista. E numa perspectiva demasiado optimista, e imaginando que Portugal consegue aceder à final dos Jogos Olímpicos, agendada para 28 de Agosto, o guardião poderia falhar a primeira jornada do Campeonato (joga-se a 29 e o guardião não teria tempo para descansar). Tudo isto não passa, no entanto, de um mero exercício académico, até porque, mesmo antevendo o sucesso das esperanças lusas, a SAD irá pedir certamente a dispensa do jogador junto da FPF, de modo a não o sobrecarregar. Ainda que jogadores como Walter Samuel (Real Madrid) ou Saviola (Barcelona) tenham já manifestado a sua vontade de marcar presença no berço das Olimpíadas, tornando o torneio bem mais apetecível. Por aqui se percebe a necessidade de a SAD contratar outro guarda-redes que dê fortes garantias.