A equipa feminina de futebol do Benfica encontra as inglesas do Chelsea FC – 7.º classificado no ranking da UEFA – nos 16 avos de final da Liga dos Campeões 2020/21, ditou o sorteio realizado em Nyon nesta terça-feira.
Os 16 avos de final, recorde-se, serão disputados a duas mãos (8/9 e 15/16 de dezembro), numa eliminatória onde o Benfica começa por receber o adversário no Benfica Campus (dia 9, às 15h00). Na semana seguinte (dia 16 de dezembro), as encarnadas viajam até ao Estádio Kingsmeadow, Inglaterra, para disputarem, a partir das 19h00, o jogo da 2.ª mão.
Assim sendo, e tendo em conta as datas da eliminatória da Liga dos Campeões, foi necessário o reagendamento da final da Taça de Portugal. Inicialmente agendada para 13 de dezembro, foi antecipada para o dia 12 (sábado), às 19h00, em Aveiro.
Os coeficientes são um fator importante nesta fase da prova, e este é também um parâmetro onde a turma comandada por Luís Andrade se tem vindo a destacar nas últimas semanas. Estreante na competição, o Benfica passou a ocupar o 94.º posto do ranking após a vitória em Salonica diante do PAOK (1-3), e o triunfo contra o Anderlecht (1-2) catapultou as encarnadas para uma subida de 26 lugares. Isto quer dizer que atualmente ocupam a 68.ª posição do ranking da UEFA.
"Vamos defrontar um grande europeu no futebol feminino"
Definida a equipa que o Benfica vai encarar nos 16 avos de final da competição, o team manager da formação encarnada perspetivou o encontro. Em declarações à BTV, Luís Batista lembra a posição ocupada pelo Chelsea no ranking da UEFA, mas garante que do lado do Benfica "a ambição é grande".
[Dificuldades esperadas] "É uma equipa que está bem posicionada no ranking da UEFA, mas nós ambicionamos esta prova e queremos estar nos melhores palcos, evoluir com as melhores jogadoras, e tudo isto faz sentido para o projeto de futebol feminino do Benfica. Vamos ter tempo para estudar o Chelsea de forma meticulosa e estamos esperançados. Queremos muito defrontar esta equipa."
[Eliminatória a duas mãos] "Vamos ter de definir uma boa estratégia. É muito importante não sofrer golos no primeiro jogo, em nossa casa. Mas, acima de tudo, vamos encarar o jogo com muita humildade e sabendo que vamos defrontar um grande europeu no futebol feminino. É preciso não esquecer que este é o terceiro ano do Benfica com equipa feminina de futebol sénior, o primeiro em competições europeias, e até ao momento já deixámos a marca Benfica, já nos mostrámos."
[Ranking da UEFA] "Neste momento ocupamos o 68.º lugar, mas não queremos ficar por aqui. A ambição é grande, mas de forma sustentada e não de querermos alcançar o topo muito rapidamente."
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2020/11/24/futebol-feminino-benfica-16-avos-de-final-champions-league-2020-21