A WOMEN'S EUROPEAN CHAMPIONS É NOSSA!
O Benfica venceu pela primeira vez o prestigiado torneio europeu, após bater o Bitonto C5 Femminile no desempate por grandes penalidades (5-4).
A equipa feminina de futsal do Benfica bateu o Bitonto C5 Femminile no desempate por penáltis (5-4), após um 1-1 que se estendeu para o prolongamento, e conquistou o título inédito da Futsal Women's European Champions. A guarda-redes Marta Costa foi a heroína da noite ao travar quatro cobranças das campeãs italianas.
Está conquistado o troféu que faltava ao futsal feminino das águias! Numa noite de emoções fortes em Burela (Espanha), o Benfica ergueu a taça na sua 5.ª presença no prestigiado torneio europeu: uma "Liga dos Campeões", que carece de ratificação da UEFA. O Museu Benfica – Cosme Damião será, a partir de agora, a casa do mais importante troféu internacional da modalidade.
No entanto, o início da decisão não foi auspicioso. Demonstrando algumas dificuldades perante o 5 para 4 do Bitonto, a turma encarnada viu-se a perder por 0-1 logo aos 4', com um golo da guarda-redes Castagnaro, que surpreendeu Ana Catarina com um remate de baliza a baliza. No entanto, a equipa comandada por Alex Pinto demonstrou caráter e ambição na forma como reagiu à desvantagem, criando oportunidades suficientes na 1.ª parte para justificar outro resultado.
No regresso dos balneários, o Benfica foi ainda mais assertivo na procura do empate. Aos 23' e aos 25', o poste e Castagnaro negaram o golo a Janice e, aos 26', foi novamente o poste a devolver um tiro de Fifó. Na sequência da jogada, a guarda-redes do Bitonto voltou a impedir Janice de festejar, mas nada conseguiu fazer para evitar o 1-1, aos 30': após um excelente trabalho individual, Inês Fernandes atirou a contar de pé esquerdo.
Até ao final dos 40 minutos regulamentares, o duelo à parte entre Castagnaro e Janice conheceu novos capítulos. Aos 31' e 32', a guarda-redes brasileira superiorizou-se à avançada do Benfica, que acertou no poste, aos 39'. A falta de eficácia das encarnadas determinou, assim, a ida a prolongamento.
Nos 6' de tempo-extra, reinou o equilíbrio, com as duas equipas mais reservadas no ataque e mais preocupadas em assegurar a segurança das respetivas balizas. Face a este contexto, o desempate por grandes penalidades surgiu com naturalidade.
Rendendo Ana Catarina na baliza, Marta Costa travou os remates de Tampa, Diana, Renatinha e Nicoletti, enquanto Inês Fernandes, Maria Pereira, Dricas, Janice e Sara Ferreira acertaram as respetivas cobranças para sentenciarem a vitória do Benfica por 5-4. Entre sorrisos e lágrimas, as jogadoras deixam sair o grito de "campeãs" que estava preso na garganta, festejando o inédito título junto de um grupo de adeptos que nunca parou de apoiar as hexacampeãs nacionais rumo ao ambicionado sucesso europeu.
DECLARAÇÕES
Alex Pinto (treinador do Benfica): "Estou muito feliz por esta conquista. É o resultado do trabalho árduo deste grupo, que há vários anos tentava conquistar este troféu europeu. Era, até hoje, uma pedra no sapato que tínhamos e que deixámos de ter, graças a este grupo fantástico que tenho a sorte de liderar. Quer jogadoras, quer staff, estamos todos de parabéns. Não somos uma equipa onde haja uma estrela. Somos uma equipa onde sobressai o coletivo. Fizemos história pelo Benfica, mas também pelo futsal feminino português. É muito importante levar esta taça para Lisboa e dedico o troféu a todas elas, sobretudo à Inês Matos que teve de ir ao hospital e está a recuperar. É um título de todos os benfiquistas, tanto dos que estiveram presentes, como dos que nos apoiaram desde Portugal, mas também do nosso Clube, cuja aposta no desporto feminino não tem igual no mundo."
Inês Fernandes (capitã do Benfica): "Foi um jogo muito difícil, do outro lado estava uma equipa com muita qualidade. Sofremos o golo, mas tivemos uma reação coletiva extraordinária. Esta equipa vale por todas e este título é um atestado a esse coletivo. Estou muito feliz, pois era um título que perseguíamos há muito tempo. Obrigada a todos os Benfiquistas."
Sara Ferreira (ala do Benfica): "Foi um jogo muito emotivo. Entrámos bem, sempre a tentar dominar uma equipa forte e talentosa. Foi preciso sofrer para ganhar, mas isso faz parte da mística e da raça do Benfica. Finalmente, conseguimos o título desejado e estamos todas de parabéns."
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2023/12/22/futsal-feminino-benfica-bitonto-final-futsal-women-european-champions
Coming soon