DESFECHO INGLÓRIO
Na meia-final da final four da UEFA Futsal Champions League, o Benfica foi derrotado pelo Palma Futsal, no desempate por grandes penalidades (3-4).
Nesta sexta-feira, 3 de maio, o Benfica defrontou o Palma Futsal no jogo da meia-final da final four da UEFA Futsal Champions League, disputado na Karen Dermichyan Arena (Arménia). Após igualdade no tempo regulamentar e prolongamento (4-4), as águias não levaram a melhor no desempate por grandes penalidades (3-4).
O duelo foi muito intenso e dividido. Com rigor tático dos dois lados, houve equilíbrio nos primeiros minutos. Mais acutilante, o Benfica conseguiu ameaçar por Lúcio Rocha (4') e Afonso Jesus, cujo remate foi intercetado para canto (6').
Os espanhóis responderam por Cleber, que recuperou a bola e obrigou Léo Gugiel a efetuar boa intervenção.
Até que, Lúcio Rocha, após canto de Afonso Jesus, rematou para o fundo das redes, colocando as águias na frente (7').
O Palma Futsal, que na época passada venceu a prova, procurou reagir. No mesmo minuto, Cleber viu o guarda-redes encarnado opor-se com qualidade. Aliás, Léo Gugiel foi mesmo garante de segurança aos 8', minuto em que interveio em dose dupla perante Rivillos e Neguinho.
Já aos 9', nada podia fazer face ao livre de Vilian Lourenço e desvio de Gordillo para o 1-1.
Em busca da presença na 3.ª final nesta competição, o Benfica a marcou o 2.º golo, aos 11'. A passe de Afonso Jesus, Jacaré concluiu uma excelente jogada coletiva em que Léo Gugiel subiu no terreno e desequilibrou o conjunto espanhol.
Os rivais, imbatíveis em 14 embates europeus realizados, tentaram ter mais bola, e foram mais rematadores, mas a organização do Benfica não ruiu, tendo Léo Gugiel em tarde de grande inspiração.
Em vantagem (2-1) no arranque da segunda metade, os comandados de Mário Silva tiveram uma entrada sensacional. Após iniciativa de Afonso Jesus, Lúcio Rocha bateu o guarda-redes rival com muita classe, aos 22'. Os árbitros ainda reviram o lance, mas não houve qualquer irregularidade (3-1).
O Palma Futsal estava obrigado a marcar, teve mais bola, algo que também foi consentido pelo Benfica, defendendo estrategicamente.
Os espanhóis lançaram Luan Muller, aos 28', e o bom jogo de pés do guarda-redes causou dificuldades às águias. Aos 30', Ernesto travou Silvestre Ferreira, que ficava em excelente posição para faturar e viu amarelo. Na marcação do correspondente livre, Arthur atirou para defesa de Muller e a bola ainda embateu no poste.
Aos 31', Ernesto foi admoestado com 2.º cartão amarelo, ao impedir que Afonso Jesus partisse para o contragolpe, mas em superioridade numérica as águias não conseguiram ampliar a diferença.
Ao invés, Luan Muller disparou certeiro e reduziu, aos 34'. No minuto seguinte, Rômulo atirou à trave, e Lúcio Rocha assinou o hat-trick na resposta. Numa altura em que o Palma Futsal jogava em 5x4, o jovem ala aproveitou a ausência de guarda-redes para fazer o 4-2, aos 37'.
A vencer por dois golos, faltou algum discernimento aos encarnados perante a pressão do rival. Aos 38', Marcelo reduziu e Gordillo, que atuou como guarda-redes avançado, igualou, aos 39'.
Seguiu-se o prolongamento, fase em que foi assinalada uma falta muito discutível a Lúcio Rocha, e que permitiu aos espanhóis livre de 10 metros. Com Martim Figueira na baliza, Rômulo errou o alvo (43').
O equilíbrio persistiu e houve necessidade de desempate por grandes penalidades para definir o finalista. Martim Figueira defendeu o castigo máximo marcado por Marcelo, mas Diego Nunes e Rocha desperdiçaram os respetivos penáltis (3-4).
No domingo, 5 de maio, as águias defrontam o Sporting, derrotado pelo Barcelona na outra semifinal (5-4), no encontro de atribuição dos 3.º e 4.º lugares, às 14h00.
DECLARAÇÕES
Mário Silva (treinador do Benfica): "A responsabilidade é minha, porque não consegui encontrar quatro atletas que equilibrassem emocionalmente a equipa de forma a sermos rigorosos e disciplinados no que trabalhamos. Os atletas fizeram tudo durante os treinos para que as coisas saíssem bem. O Palma é uma belíssima equipa, campeã europeia, mas o Benfica é melhor e não conseguiu ser melhor por responsabilidade minha. Custa-nos perder, mas a forma como chegámos aqui e o que os atletas se dedicaram a esta competição, sem escondermos que era a competição que mais queríamos ganhar, também é de louvar... Não conseguimos. Quando tivemos a felicidade de beneficiar de uma expulsão, falei para o banco e disse que podíamos marcar ou não. Preparámo-nos para a eventualidade de não marcarmos e não permitir que eles crescessem e não foi nesse momento que eles cresceram. Com a entrada do Luan, defendemos mal em 1x2x1, porque tivemos atletas que não tiveram a capacidade de interpretar algo que estava definido. A Arena virou-se contra nós, o que faz parte, e senti que esse momento foi determinante, mais do que o Palma passar a jogar mais vezes com guarda-redes subido, mas pelo desequilíbrio emocional que isso criou na equipa."
Bruno Coelho (capitão do Benfica): "Quero pedir desculpas aos nossos adeptos. Fizemos tudo para tentar ganhar, só podemos queixar-nos de nós próprios. Tínhamos uma vantagem de dois golos e não conseguimos segurá-la. Temos de continuar a trabalhar enquanto equipa. Merecíamos mais, queríamos mais e a desilusão é grande. Agora, é analisar o que esteve menos bem e continuar a trabalhar. Ainda temos uma medalha e o Campeonato para conquistar, é nisso que vamos focar-nos."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Léo Gugiel, Afonso Jesus, Bruno Coelho, Arthur e Lúcio Rocha
Suplentes: Martim Figueira (J), Silvestre Ferreira (J), Gonçalo Sobral (J), Ivan Chishkala (J), Edmilson Sá (J), Diego Nunes (J), Higor (J), Rocha (J) e Jacaré (J)
Golos Benfica: Lúcio Rocha (6', 21' e 36') e Jacaré (10')
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/05/03/futsal-jogo-benfica-palma-futsal-meia-final-final-four-uefa-futsal-champions-league
Coming soon
- Universo Benfica a Sábado, 4 Maio 2024
- Universo Benfica a Segunda, 29 Abril 2024
- Universo Benfica a Terça, 2 Abril 2024