Competição
Fase
Playoff - Quartos-de-Final
Ronda
Jogo 1
Data
Sáb, 11 Maio, 2024, 20:00
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
Canal 11

 

REGRESSO A CASA COM A VANTAGEM

 

O Benfica superiorizou-se ao Eléctrico, por 3-5, no jogo 1 dos quartos de final do play-off da Liga Placard, disputado no Pavilhão Gimnodesportivo de Ponte de Sor.

 

O Benfica deslocou-se ao Pavilhão Gimnodesportivo de Ponte de Sor para enfrentar o Eléctrico no jogo 1 dos quartos de final do play-off da Liga Placard de futsal. As águias regressam a casa em vantagem na eliminatória, após triunfo por 3-5.

 

Noite de sábado, 11 de maio, a marcar o arranque do Benfica na derradeira fase da Liga Placard, perante o Eléctrico, adversário "competente e bem treinado", com "jogadores com muita qualidade", como perspetivou Mário Silva na antevisão.

 

Para o jogo 1 da série à melhor de três – em que as águias beneficiam do fator casa –, o técnico escalou um cinco inicial composto por Léo Gugiel, Jacaré, Silvestre Ferreira, Chishkala e Arthur. Nota para o regresso de Carlos Monteiro à competição, após paragem devido a uma lesão.

 

Em casa, o Eléctrico entrou a marcar, com um golo rubricado por Simi Saiotti, depois de uma defesa de Léo Gugiel a remate de Rúben Freire numa primeira instância (1-0).

 

Atrás do prejuízo desde o primeiro minuto de jogo, o Benfica colecionou várias oportunidades até à igualdade. Aos 2', Silvestre Ferreira atirou para defesa de Diogo Basílio, seguindo-se um tiro ilusório de Chishkala. A bola parecia mesmo ter entrado, tal foi a potência!

 

No minuto 5, Higor de Souza não conseguiu chegar a tempo de encostar o esférico cruzado por Diego Nunes, ele que, aos 8', rasou a baliza. Bruno Cintra, numa jogada de pouca sorte, mas que acabou por ser benéfica para os encarnados, atirou à trave aos 9' e, na recarga, Carlos Monteiro (de regresso à competição) esteve perto de cabecear para o 1-1.

 

O ala encarnado foi, porém, travado em falta por Simi Saiotti, num lance do qual surgiu, após revisão das imagens – o jogador do Eléctrico tocou com um pé na cara de Carlos Monteiro –, a execução de uma grande penalidade para o Benfica. Chamado a assumir as despesas, Arthur não desperdiçou e fez o 1-1 (9').

 

No minuto seguinte (10'), Bruno Cintra acertou no poste. Daqui, foram precisos dois minutos para os comandados por Mário Silva consumarem a reviravolta no marcador. Grande trabalho de Silvestre Ferreira, a receber de Arthur pela esquerda, a conduzir e a encontrar o espaço necessário para rematar sem possibilidade de defesa para Diogo Basílio. Estava feito o 1-2 aos 12', e a resposta veio de pronto: da conversão de um canto, Simi Saiotti igualou a 2-2 (13').

 

O empate conferiu ao jogo uma toada mais disputada e ofensiva, mas sem perigo junto das balizas, não se alterando o resultado até ao intervalo.

 

No reatar, um remate de Diego Nunes (24'), ao lado, deu o aviso para o que se seguiria. Na subida do Eléctrico para o ataque, o ala das águias intercetou a bola, combinou com Afonso Jesus, e colocou o Benfica novamente em vantagem.

 

Feito o 2-3, e sabendo da necessidade de ampliar a superioridade num encontro de grande equilíbrio, os encarnados começaram a jogar com Léo Gugiel adiantado na quadra. Perante esta postura das águias, o conjunto da casa apertou a defesa.

 

A acusar a pressão, o Eléctrico ia cometendo algumas falhas nos momentos com bola, aproveitadas pelo Benfica, que, aos 32', teve nos pés de Carlos Monteiro uma boa ocasião. O ala "roubou" o esférico a Célio Coque e atirou à malha exterior.

 

Por cima do jogo, mais organizado e a pressionar, o Benfica dominou completamente esta segunda metade da partida. Nos minutos seguintes, Arthur (33') e Chishkala (34') remataram à figura de Diogo Basílio e ao lado, respetivamente.

 

Cheirava a golo, e o mesmo não tardou. Pontapé de canto batido por Chishkala, com a bola a tocar no pé direito de Gustavo Rodrigues e a rolar para o 2-4 (35'). Aqui, João Pinto apostou no 5x4, e o mesmo surtiu efeito. Instalado no meio-campo do Benfica, o Eléctrico reduziu para 3-4, com um autogolo de Arthur (36').

 

Até final, os encarnados carregaram e, aos 37', Higor de Souza obrigou o guardião da casa a esticar-se para impedir o quinto tento encarnado. No penúltimo minuto de jogo (39'), aproveitando a baliza desprotegida, Lúcio Rocha, praticamente de uma ponta à outra, fixou o 3-5 final!

 

A eliminatória segue para a Luz, onde, às 19h30 de quarta-feira, 15 de maio, as equipas se encontram no jogo 2 dos quartos de final do play-off da Liga Placard. O palco é o Pavilhão Fidelidade.

 

FICHA DE JOGO

 

Cinco inicial do Benfica: Léo Gugiel, Silvestre Ferreira, Arthur, Ivan Chishkala e Jacaré

 

Suplentes: Martim Figueira (NJ), Daniel Osuji (NJ), Afonso Jesus (J), Bruno Coelho (J), Bruno Cintra (J), Carlos Monteiro (J), Diego Nunes (J), Lúcio Rocha (J) e Higor (J)

 

Golos Benfica: Arthur (8' g.p.), Silvestre Ferreira (11'), Diego Nunes (23'), Gustavo Rodrigues (34' p.b.) e Lúcio Rocha (38')

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/05/11/futsal-electrico-benfica-jogo-1-quartos-de-final-play-off-liga-placard

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Terça, 4 Junho 2024