MARÉ VERMELHA ELEVA AS ÁGUIAS ÀS MEIAS-FINAIS!
Num caloroso Pavilhão Fidelidade, palco do jogo 2 dos quartos de final do play-off da Liga Placard, o Benfica bateu o Eléctrico, por 4-3, e carimbou a passagem à fase seguinte.
O Benfica recebeu o Eléctrico no Pavilhão Fidelidade, na noite desta quarta-feira, 15 de maio, no jogo 2 dos quartos de final do play-off da Liga Placard. As águias venceram, por 4-3, e garantiram o acesso às meias-finais, nas quais defrontam o SC Braga.
Trazida a vantagem do jogo 1 (3-5), disputado em Ponte de Sor, o Benfica recebeu o Eléctrico no Pavilhão Fidelidade, onde, respondendo ao repto feito por Silvestre Ferreira na antevisão, os adeptos foram o 6.º jogador e empurraram a equipa para o triunfo!
Para a partida, Mário Silva escalou um cinco inicial composto por Léo Gugiel, Lúcio Rocha, Diego Nunes, Afonso Jesus e Higor de Souza.
Num início de jogo traiçoeiro, os encarnados acumularam boas oportunidades – Higor de Souza (3'), Bruno Coelho (5') e Arthur (7') –, mas encontraram em Diogo Basílio um autêntico muro.
Aos 8', Leonardo Santana isolou-se e, no frente a frente com Léo Gugiel, viu o guarda-redes encarnado negar-lhe o intento. No minuto seguinte, porém, Simi Saiotti rematou forte, de pé esquerdo, para o 0-1.
Na resposta (9'), Edmilson Sá obrigou o guardião do Eléctrico a três grandes defesas. O Benfica apostou, então, em subir Léo Gugiel no terreno, e exerceu mais pressão sobre o adversário, forçando o jogo na área dos visitantes.
Impulsionadas pelo forte apoio vindo das bancadas, as águias continuaram à procura do golo, que não tardou em chegar (14'). Avançado na quadra, o guardião encarnado passou o esférico a Diego Nunes, que, pela direita, cruzou para o lado oposto, onde Higor de Souza recebeu e rematou potente para o canto esquerdo da baliza de Diogo Basílio (1-1). Golaço do pivô do Benfica!
Cinco minutos volvidos (19'), Silvestre Ferreira combinou com Gonçalo Sobral e este serviu Rocha, que, em frente à baliza, rubricou o 2-1 com que se chegou ao intervalo.
A segunda metade começou sem grandes oportunidades, com o Benfica a circular a bola e a tentar tirar o Eléctrico da sua área. Aos 25', Silvestre Ferreira, de pé esquerdo, obrigou Diogo Basílio a estirar-se para a defesa. Diego Nunes (28') também protagonizou uma boa ocasião, mas o esférico esbarrou no poste.
A formação alentejana carregou igualmente e, aos 32', Rúben Freire rematou forte, tocando com um pé na cara de Léo Gugiel, ele que se atirou para impedir o golo. O guarda-redes encarnado acabou por ter de sair da quadra para se recompor, assumindo Martim Figueira o seu lugar.
No mesmo minuto (32'), já com a partida retomada, Diogo Basílio lançou o esférico para lá do meio-campo, onde Rúben Freire ganhou a Diego Nunes, assistindo Weverton Morais para o tento do empate (2-2).
Estabelecida a igualdade no marcador, o Eléctrico apostou na situação de 5x4. Uma falta de Pedro da Silva sobre Silvestre Ferreira, aos 38', levou Mário Silva a pedir desconto de tempo para organizar as tropas para a marcação da consequente bola parada. A ação não surtiu o efeito esperado, mas, no seguimento do jogo, Edmilson Sá devolveu a vantagem aos encarnados (3-2), com um tiro de pé esquerdo!
Aproveitando a baliza desprotegida do Eléctrico, ainda a jogar em 5x4, Gonçalo Sobral dilatou para 4-2 (39'), com um remate do meio-campo encarnado. Ferrugem reduziu para 4-3 (39'), mas o triunfo não escapou ao Benfica, que, num caloroso Pavilhão Fidelidade, carimbou o passaporte para as semifinais!
O adversário das águias nas meias-finais do play-off da Liga Placard é o SC Braga, que superou a formação do Caxinas. O jogo 1 da eliminatória está previsto para dia 26 de maio, domingo, na Luz.
DECLARAÇÕES
Mário Silva (treinador do Benfica): "Primeiro, uma equipa do Eléctrico com capacidade e potência. Um plantel com vários internacionais e experiência, com atletas acima dos 30 anos, com maturidade para estes momentos de fase a eliminar. Depois, com uma proposta para o jogo, naturalmente, de nos dar a iniciativa, de defender com linhas mais baixas e de procurar o erro. Foi encontrando o erro em alguns momentos que se vão pagando numa equipa como nós, que também está a crescer e a criar uma identidade à volta de alguns miúdos que, com erro ou sem erro, desde que tenham o compromisso e o trabalho que têm tido, vão continuar a ser opção no Benfica. O jogo podia ter sido de outra forma. Quando temos 50 finalizações, 30 na baliza, e fizemos quatro golos, pela estatística, conseguimos facilmente dizer que o guarda-redes adversário fez 26 defesas. Tem sido apanágio no [Diogo] Basílio, é um excelente guarda-redes entre os postes. E o facto de o Eléctrico defender mais baixo também obrigou a que as nossas finalizações fossem dos 10/12 metros. Felizmente, e por competência nossa, assumimos o jogo do início ao fim. Estivemos dominantes, mas, por vezes, descontrolados e, nesse descontrolo, houve competência e capacidade do Eléctrico para encurtar o resultado. A vitória assenta bem."
FICHA DE JOGO
Cinco inicial do Benfica: Léo Gugiel, Afonso Jesus, Diego Nunes, Lúcio Rocha e Higor
Suplentes: Martim Figueira (J), Daniel Osuji (NJ), Silvestre Ferreira (J), Bruno Coelho (J), Gonçalo Sobral (J), Arthur (J), Edmilson Sá (J), Carlos Monteiro (J) e Rocha (J)
Golos Benfica: Higor (13'), Rocha (19'), Edmilson Sá (37') e Gonçalo Sobral (38')
Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/05/15/futsal-jogo-benfica-electrico-quartos-de-final-play-off-liga-placard-jogo-2
Coming soon
- Universo Benfica a Segunda, 13 Maio 2024
- Universo Benfica a Quarta, 1 Maio 2024