Competição
Fase
Fase de Grupos
Ronda
4ª Jornada
Data
Qua, 6 Novembro, 2024, 15:00
Estado
Realizado
Transmissão televisiva
BTV

 

GOLO NO FINAL ATENUOU SENTIMENTO DE INJUSTIÇA


A equipa jovem do Benfica construiu oportunidades suficientes para vencer, mas ficou-se nesta quarta-feira, 6 de novembro, pelo empate (3-3) na casa do Bayern Munique. Gustavo Varela, com um bis, e Gonçalo Oliveira marcaram para as águias no duelo da 4.ª jornada da fase de liga da Youth League.

 

Os primeiros minutos foram pautados por grande equilíbrio, mas, a partir dos 10', a equipa comandada por Vítor Vinha começou a impor a sua lei e esteve perto de inaugurar o marcador, aos 13'. Após um erro do guarda-redes do Bayern, Gustavo Varela, com a baliza aberta, atirou ao ferro.

 

Depois do aviso dado, o golo que levou à loucura o contingente de adeptos do Benfica, que foi um autêntico 12.º jogador durante toda a partida. Grande jogada de Tiago Freitas a servir Gustavo Varela e a deixá-lo na cara de Klanac. Com um remate cruzado, o avançado balançou as redes e fez o 0-1, aos 19'. Contudo, os bávaros responderam quase de imediato e, aos 23', Aznou disparou forte no interior da área para o 1-1.

 

Aos 41', Tiago Freitas recebeu um grande passe de João Rego e teve nos pés uma boa oportunidade para restabelecer a vantagem, mas atirou às malhas laterais. Três minutos volvidos (44'), foi a vez de Gustavo Varela chegar ligeiramente atrasado ao cruzamento de Eduardo Fernandes. Encostado à área do Bayern, o Benfica acabaria por chegar ao 1-2 de bola parada: na sequência de um canto marcado por Gonçalo Moreira, Gonçalo Oliveira cabeceou para o fundo das redes e fez o 1-2, aos 45'+2'.

 

O intervalo não esfriou o ímpeto dos encarnados, que entraram a todo o gás na segunda parte. Aos 50', Gustavo Varela chegou a festejar um golo de calcanhar, mas este foi invalidado após o auxiliar entender que Tiago Freitas tinha jogado a bola fora das quatro linhas no início do lance. O avançado das águias voltou a ter outra grande oportunidade, mas, após ser isolado por Gonçalo Moreira, não conseguiu bater o guarda-redes Klanac no um contra um, aos 54'.

 

Mais eficaz, o Bayern fez o 2-2, aos 70', na primeira jogada em que criou perigo na segunda parte. Na sequência de um cruzamento de Chávez, o recém-entrado Kusi-Asare antecipou-se a Voitinovicius e cabeceou para o golo. Aos 76', chegou a momentânea reviravolta (3-2). Na recarga de um remate ao poste, Mike, também ele saído do banco, empurrou o esférico para a baliza vazia.

 

No entanto, a reação do Benfica foi imediata e, aos 85' e aos 89', Francisco Neto e João Capucho, respetivamente, estiveram perto de restabelecer a igualdade. Lutando com todas as suas forças, as jovens águias acabariam por atenuar o sentimento de injustiça com o 3-3 marcado ao cair do pano. Nos descontos (90'+3'), Gustavo Ferreira desviou o canto de Francisco Neto ao primeiro poste e a bola foi parar a Gustavo Varela, que disparou de primeira para o fundo da baliza.

 

Com duas vitórias e dois empates, o Benfica soma 8 pontos na fase de liga da UEFA Youth League, competição para a qual volta a entrar em campo no próximo dia 27 de novembro (quarta-feira) com a visita ao terreno do Mónaco, da 5.ª jornada. O jogo terá início às 14h00 (hora de Portugal Continental).

 

DECLARAÇÕES


Vítor Vinha (treinador do Benfica): "Somámos um ponto. Acima de tudo é um bocadinho o resumo deste jogo, em termos práticos. Continuamos sem perder. Por outro lado, acho que ficámos a dever a nós mesmos a vitória, num campo difícil. Numa casa extremamente difícil, como é esta. Tivemos muitas oportunidades... houve aqui uma entrada forte por parte da equipa do Bayern, conseguimos aguentar. Soubemos sofrer, igualámos essa intensidade, igualámos o nível de jogo, e, a partir desse momento, fomos ganhando ascendente, fomos criando as nossas oportunidades e fomos marcando. Temos uma grande oportunidade na primeira parte, pelo Tiago Freitas, para fazer mais um golo. Temos uma entrada na segunda parte muito forte. Nesta segunda parte tivemos ali 3/4 situações para fazer mais um golo e matar o jogo. Não conseguimos, o adversário também joga, e conseguiram [marcar] em dois momentos: numa bola parada em que não estivemos tão bem, e numa saída de bola em que também cometemos alguns erros. De repente estamos [a perder] 3-2, mas continuámos a acreditar. Fomos em busca de ser felizes, talvez, de alcançar a vitória, e acabámos por empatar 3-3. Muitos parabéns aos jogadores e a toda a gente que trabalha diariamente com eles, estamos aqui a criar um grupo muito forte, e passámos a mensagem que somos uma equipa que está aí e que vai lutar pelos seus objetivos. [Calor dos adeptos] É fantástico. Temos de agradecer e tentar corresponder dentro de campo. Tanto os adeptos como nós, merecíamos mais. Foi uma boa comunhão. Contamos com eles [adeptos] para o futuro."

 

Gonçalo Oliveira (defesa do Benfica): "Foi um bom jogo, competitivo, de Youth League. Na primeira parte não conseguimos impor tanto o nosso jogo. Conseguimos marcar em transição, e fomos para o intervalo com o 1-2. Na segunda parte, já entrámos forte, conseguimos manter a nossa identidade como equipa. Foi um bom jogo, acho que dava para mais, conseguimos muito mais, mas agora é recuperar e que venha o próximo jogo. [Busca pelo empate premiada] Isso é o que reflete a nossa equipa, esta união. Não desistirmos pelas adversidades que nos vão criando durante o jogo. Merecíamos mais, e conseguimos mais. Fica um sabor agridoce, mas conseguimos um ponto, isso também é importante. Não vamos desistir. [Apoio dos adeptos] Desde já, agradecer o apoio dos adeptos, que foi fundamental. Parecia que estávamos a jogar em casa. Ao intervalo tivemos essa conversa, é muito bom. Peço para continuar, isso é muito importante para nós, porque nos dá uma força extra."

 

Informação do Jogo: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2024/11/06/futebol-formacao-jogo-bayern-munique-benfica-4-jornada-fase-de-liga-uefa-youth-league

 

Coming soon


Por Universo Benfica a Quinta, 7 Novembro 2024