Enke a caminho das Antas, segundo Jornal de Notícias.

Submetida por K_POBORSKY em
A notícia foi avançada hoje pelo «Jornal de Notícias». Se até aqui Enke sempre afirmou que ficaria no Benfica, caso o clube da Luz participasse nas competições europeias, agora vê-se Enke a contradizer-se. Pois poder-se-á colocar a seguinte questão: Quem lhe garante que o Porto estará nas competições europeias, na próxima época? Mas só Enke saberá responder, caso se confirme esta notícia, claro está.
O SL-Benfica.com mostra-lhe então a notícia avançada na edição de hoje do «Jornal de Notícias», eis o teor da notícia:

ENKE JÁ É DRAGÃO...

Se não for a \"grande surpresa\" anunciada por Pinto da Costa para a próxima época, será, pelo menos, uma transferência que dará muito brado no defeso da bola nacional e que promete escaldar ainda mais a rivalidade entre os dois maiores emblemas do futebol português: o guarda-redes alemão Robert Enke, que termina contrato com o Benfica no final da temporada, muda-se para o F.C. Porto, sem que o clube da Luz receba um tostão que seja.
Segundo o JN apurou, junto de fonte próxima do F.C. Porto, Robert Enke não se mudará para as Antas propriamente a custo zero: o guarda-redes alemão, que já assinou contrato pelo clube das Antas, receberá dois milhões de dólares (2,2 milhões de euros ou 436 mil
contos) à cabeça.

Destituído na Luz
A transferência de Enke para o F.C. Porto já corria em surdina pelos bastidores, e assim se compreende que o guarda-redes tenha recusado renovar contrato com o Benfica, transferindo-se, livremente, para as Antas, sem qualquer retorno para os cofres da Luz.
Também se explica, assim, que o Benfica tenha lançado recentemente para a titularidade o jovem guarda-redes Moreira, destituindo do cargo o \"internacional\" germânico, que chegou à Luz há três temporadas, oriundo do Borussia de Moenchengladbach.

Nega ao Manchester
Com a chegada de Enke, levantam-se, contudo, algumas questões: que irá fazer o F.C. Porto a um quadro de guarda-redes tão vasto, que inclui, Vítor Baía, Paulo Santos, Pedro Espinha, Ovchinnikov, o júnior Bruno Vale, titular da equipa B e, ainda, Hilário, emprestado ao Varzim? Que acontecerá a Vítor Baía?
Robert Enke chegou a estar nos planos do Manchester United, quando o clube inglês procurava um substituto para Peter Schmeichel. Mais recentemente, e já depois da contratação de Fabian Barthez, o United terá voltado a insistir junto do Benfica, mas ao guarda-redes alemão não lhe agradou a perspectiva de ser suplente do francês campeão do Mundo e da Europa. Por isso, recusou a oferta, alegando que era \"novo de mais\" para ser suplente.
Enke tem 24 anos (completa 25 a 24 de Agosto próximo). Este alemão da ex-RDA nasceu em Jena e começou a jogar no clube da terra, o Carl Zeiss, até que se transferiu para o Borussia de Moenchengladbach, de onde se mudou para o Benfica, na época 1999/2000.