Benfica ainda pode ser cabeça-de-série na 3ª pré-eliminatória da «Champions»

A partir de agora, atenções viradas para as ligas de Inglaterra, França, Grécia, Polónia, Ucrânia e até a final da Liga dos Campeões.
Neste momento, o Benfica tem um coeficiente de 29.085 e numa prova onde estarão 32 equipas, 14 já estão confirmadas com um coeficiente inferior ao «encarnado». Por outras palavras, para o Benfica ser considerado cabeça-de-série, mais duas equipas com um coeficiente inferior ao nosso terão de se apurar para esta eliminatória.
Para que o Benfica ganhe o estatuto de cabeça-de-série, é preciso que duas destas seis condições se verifiquem:


- Aston Villa terminar a Premier League em 4º lugar
- PSG ficar em 3º em França
- Mónaco ser campeão europeu e 3º em França
- Aigaleo ser 3º na Grécia
- Dínamo de Kiev terminar abaixo do 2º lugar na Ucrânia
- Wisla Cracóvia não ser campeão da Polónia

Vamos então analisar os campeonatos em questão:

Liga Inglesa

Dos 3 candidatos ao 4º lugar, apenas o Aston Villa tem coeficiente inferior ao do Benfica, e para complicar mais as contas, vão enfrentar o Manchester United na derradeira ronda. O Liverpool está na frente com 59 pontos, o Aston Villa está a seguir com 56 e em terceiro corre o Newcastle com 54, mas com um jogo a menos. Ou seja, dificilmente o Aston Villa ganhará ao Manchester United e além disso, em caso de empate, na EPL o que determina o desempate é a diferença de golos, e neste aspecto, o Aston Villa está bem pior que a concorrência…

Liga Francesa

Com Lyon em 1º com 73 pontos, Mónaco em 2º com 71 e PSG em terceiro com 70, é caso para dizer que tudo está ainda em aberto.
Se o campeonato acabasse agora, uma das condições estava garantida, já que o PSG está em 3º e o Sochaux, 4º classificado, vai a 10 pontos de distância. O problema, é que uma das condições é que o Mónaco além de ser campeão europeu, termine em 3º na liga francesa.

Liga Grega

A duas jornadas do fim, o Aigaleo está em 4º lugar com os mesmos pontos do 3º, o AEK, mas vê-se a 5 pontos do 3º posto. Em duas jornadas fazer 6 pontos e esperar que o PAOK, terceiro classificado, perca ambos, é quase missão impossível. Além disso, tem o AEK com o mesmo objectivo…

Liga da Ucrânia

Neste momento, o Dínamo de Kiev está em 1º lugar a 9 pontos do 2º e a 10 do 3º. Numa liga com tão fraca competitividade, parece ser muito complicado que o Dínamo fique em 3º lugar.

Liga Polaca

Liderança da liga por parte do Wisla Cracóvia com 55 pontos, mais 5 que o rival Legia.


Possíveis tubarões na eventualidade do Benfica não ser cabeça-de-série

Real Madrid
Barcelona
Corunha
Manchester United
Juventus
Parma
Inter
Lazio
PSV Eindhoven
Sparta Praga - ou a equipa que o eliminar na 2ª pré-eliminatória
Anderlecht
Estugarda
Bayern Munique
Bayer Leverkusen
Brugge - ou a equipa que o eliminar
Rangers
Rosenborg - ou a equipa que o eliminar