Fonte
http://infordesporto.sapo.pt
ALVERCA 1-3 BENFICA
Crónica ; Arbitragem ; Estrela
Ficha de jogo ; Lances-chave ; Reacções ; Breves
23:56
Reacções
Jesualdo Ferreira satisfeito com o desempenho dos jogadores
«Houve um penalti que ficou por marcar»
Naturalmente satisfeito pelo desfecho da partida, o treinador da formação "encarnada" começou por salientar que «não foi um jogo fácil. Na primeira parte sentimos grandes dificuldades, muito por culpa do Alverca, que preencheu muito bem o meio campo. No segundo tempo, depois da conversa que tivemos ao intervalo, aceleramos mais na zona central do terreno e fizemos dois golos. Poderíamos ter feito mais golos e acabamos por passar por momentos que não queríamos, quando o Alverca reduziu para 2-1».
No que toca à justiça do resultado, Jesualdo Ferreira disse que «foi justo. O Benfica fez um bom jogo e mereceu esta vitória», acrescentando que «houve um penalti que ficou por marcar quando ainda estava 0-0. São lances que não costumo comentar mas poderia ter-nos prejudicado», sublinhou.
Sobre a possibilidade de Enke deixar os "encarnados" no final da temporada, sendo substituído por Yannick, o treinador do Benfica avançou: «É um assunto para ser tratado no seio do clube e tem a ver com a gestão interna. É uma hipótese que se pode concretizar, ou talvez não». Ainda assim, Jesualdo Ferreira não se coibiu de falar sobre as qualidades do guardião francês: «É um excelente guarda-redes e tem um futuro risonho pela frente».
Instado a comentar o desempenho de Zahovic, que foi titular, ao contrário do que vários órgãos de comunicação avançaram, Jesualdo Ferreira disse que o esloveno «esteve bastante bem, marcou um golo e foi muito importante nas manobras ofensivas da equipa». Sobre os alegados problemas entre colegas de equipa, salientou que «essas são questões que são resolvidas no seio do grupo».
Crónica ; Arbitragem ; Estrela
Ficha de jogo ; Lances-chave ; Reacções ; Breves
Vítor Manuel
«Benfica é justo vencedor»
«Acreditámos no empate, quando fizemos o 2-1». Formam estas as primeiras palavras do treinador dos ribatejanos, visivelmente insatisfeito com o resultado do jogo. Sobre a partida, Vítor Manuel ressalvou: «Na primeira parte defendemos muito bem e controlámos sempre as situações, num período que o Benfica não conseguiu criar praticamente qualquer ocasião para marcar. Na segunda metade do encontro, o Benfica teve alguma felicidade, tendo marcado dois golos na sequência de cantos. Houve alguma desatenção da nossa parte...».
Contudo, o técnico da formação ribatejana assegurou que «reagimos bem às adversidades e por pouco não empatávamos o jogo. O Benfica foi um justo vencedor. Penso que falhámos um pouco no último passe, no entanto, os meus jogadores foram sérios profissionais e estiveram muito bem».
Sobre a situação incómoda que o Alverca se encontra, Vítor Manuel disse que «Só dependemos de nós. Estou convencido que vamos conseguir ficar na I Liga e se for preciso ir à 34ª jornada disputar a manutenção, lá estaremos», finalizou.
Bernardo Vasconcelos
«Tiago com traumatismo na tibiotársica direita»
O responsável médico do Benfica, Bernardo Vasconcelos, compareceu igualmente na sala de imprensa para explicar a situação de Tiago, que saiu sensivelmente a cinco minutos do final do encontro, tendo sido substituído por Fernando Aguiar.
«Tiago contraiu um traumatismo na tibiotársica direita. O jogador está queixoso e vamos ver como evolui nos próximos dias», escusando-se a adiantar o possível período de paragem do médio "encarnado".
Crónica ; Arbitragem ; Estrela
Ficha de jogo ; Lances-chave ; Reacções ; Breves
Breves
Benfica treina na terça-feira, pelas 10 horas
O director de comunicação do Benfica, João Malheiro, em conferência de imprensa, adiantou que o plantel "encarnado" regressa aos trabalhos na próxima terça-feira, pelas 10 horas, numa sessão que se realizará no Estádio da Luz.
Enchente em Alverca
Apesar da transmissão televisiva, a partida desta noite esteve muito perto da lotação esgotada. Assim, cerca de oito mil espectadores assistiram ao espectáculo, sendo que o preço dos bilhetes oscilavam entre os 4.99 e 30 euros. O jogo foi considerado de alto risco, pelo que marcaram presença aproximadamente uma centena de agentes da autoridade.
Presente (Enke) e futuro (Yannick) em confronto
A partida desta noite ficou marcada pelo confronto de dois guarda-redes muito falados nos últimos tempos. Enke, em final de contrato com os "encarnados", parece cada vez mais longe da Luz, ao passo que o guardião francês do Alverca, apesar de ainda não o ter confirmado, deverá ser o futuro "dono" das redes benfiquistas. Contudo, de realçar que dois emissários de clubes da I Liga espanhola assistiram ao jogo, de forma a avaliar a "performance" de Yannick.
Alverca leva vantagem sobre o Benfica
No escalão principal desde a época de 1998/99, o Alverca tem conseguido excelentes resultados frente à turma "encarnada". No total dos confrontos (em seis jogos), os ribatejanos contam três vitórias, um empate e duas derrotas, têm 11 golos marcados e 9 sofridos. O ascendente sobre o Benfica é ainda mais notório no terreno dos alverquenses, já que a formação da casa venceu por duas vezes e perdeu apenas por uma ocasião, não se tendo registado empates. Já na presente temporada, o Alverca visitou o Estádio da Luz à 7ª jornada, tendo perdido por 3-2.
Jesualdo Ferreira defronta antiga equipa e Vítor Manuel estreia-se frente a um dos "grandes"
O actual treinador do Benfica defrontou esta noite a sua anterior equipa, que na temporada passada bateu os "encarnados" por 2-1. Por outro lado, Vítor Manuel, estreou-se hoje em jogos oficiais frente a um dos "grandes" do futebol português, desde que está ao serviço do Alverca. Jesualdo Ferreira voltou a levar a melhor, desta feita ao serviço do Benfica.
Diogo Luís, Paviot e Ramires na bancada
O defesa-esquerdo dos ribatejanos não pôde dar o seu contributo à equipa na partida frente ao Benfica. Tudo porque Diogo Luís está contratualmente ligados aos "encarnados", na condição de emprestado. De resto, o lateral-direito Paviot não recuperou para o encontro, devido a lesão, à imagem do que sucedeu com Ramires.
Manuel Vilarinho assiste ao jogo
Devido às excelentes relações entre ambos os clubes, antes da partida teve lugar um lanche-convívio entre elementos de ambas as direcções. De salientar que o presidente dos "encarnados", Manuel Vilarinho, assistiu ao encontro desta noite, em Alverca, depois de ter falhado a partida nas Antas. Da parte da manhã, o líder do clube da Luz esteve presente no Pavilhão do clube, onde procedeu à entrega de emblemas de 25, 50 e 75 anos aos sócios com mais tempo de filiação ao Benfica.
José Pratas foi o árbitro sorteado
O eborense José Pratas foi o juiz da partida desta noite. O experiente árbitro, actualmente com 44 anos, conta com 205 jogos na I Liga e cumpre a sua sexta temporada na primeira categoria. Esta época já dirigiu o Beira Mar-Marítimo; Belenenses-Santa Clara; Gil Vicente-V. Guimarães; Salgueiros-V. Setúbal e Farense-Alverca, tendo mostrado 18 cartões amarelos e apenas um cartão vermelho directo.
Texto - Hugo Pietra
Fotos - Nuno Garuti