Em causa está uma acusação de lavagem de dinheiro e evasão fiscal na compra de um jogador paraguaio
A eurodeputada Ana Gomes escreveu uma carta à Procuradoria-Geral da República e à Polícia Judiciária em que pede a estas duas entidades que investiguem "a possível prática de crimes de branqueamento de capitais" na contratação do jogador paraguaio Francisco Vera pelo Benfica.
Na carta, divulgada pela própria no seu site, a eurodeputada pede que as autoridades portuguesas "procedam às diligências para averiguar o caso" que foi exposto no início deste mês pelo jornal paraguaio Hoy.
Este jornal acusou o Benfica e o Club Rubio Ñu, a quem Vera foi comprado, de lavagem de dinheiro e evasão fiscal.
Segundo o contrato entre os clubes, - divulgado pelo site "Football Leaks" - o Benfica pagaria 2,8 milhões de euros em várias parcelas ao Club Rubio Ñu, porém a equipa paraguaia - que já teria recebido mais de metade do montante - ainda não tinha declarado nada ao fisco.
Este contrato assinado em 2015 seria válido por cinco anos, no entanto Francisco Vera, de 22 anos, já nem sequer joga futebol, segundo o jornal Hoy.
Após 17 jogos na equipa B do Benfica na época passada, em que apenas marcou um golo, e sem nunca passar pela equipa principal, Vera voltou para o Uruguai e deixou de jogar futebol.
Agora dedica-se a um pequeno negócio de artigos de desporto na Ciudad del Este.
http://www.dn.pt/desporto/interior/ana-gomes-pede-a-pgr-que-investigue-negocio-do-benfica-no-paraguai-5385302.html