Basquetebol feminino: Benfica vence Taça de Portugal

Fonte
slbenfica.pt

Está conquistada a primeira Taça de Portugal de basquetebol feminino! Numa demonstração de força, raça e (muita) ambição, a equipa do Benfica derrotou o V. Guimarães por expressivos 63-85. A ofensiva encarnada foi demolidora e não deu a mais pequena hipótese. Triunfo que ficará na história do Clube da Luz!

 

vídeo resumo:
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2021/03/14/basquetebol-feminino-direto-v-guimaraes-benfica-final-taca-de-portugal

 

Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "É a realização de um sonho de criança. Isso torna tudo diferente. É um clube de dimensão mundial. Não conseguimos explicar o que nos vai na alma. A grande frase que tínhamos para esta final four era: 'Sermos os autores da nossa própria história'. Esta é a vitória de todo o grupo, ou seja, não é só das atletas. Quero deixar uma palavra a quem também trabalha próximo de nós. O Dr. Fernando Tavares, o Rui Lança, Maria Pardelhas, a Gisela, o Luís, o Miguel, da fisioterapia, a Vera, na fisiologia e a todas as jogadoras. São 15 mulheres fantásticas. Estes nomes são o rosto da vitória e do Clube. Sou benfiquista desde que me lembro e conquistar este troféu pelo meu Clube era um sonho. Sei que este também era um sonho da minha mãe e ela estará muito feliz por esta vitória. A minha pequena quota-parte deste sucesso dedico-a completamente à minha mãe e a este grande Clube."

 

Joana Soeiro (capitã do Benfica): "Quero agradecer a todos os adeptos benfiquistas que acreditaram em nós desde o primeiro dia. Tenho muita pena de não poder ter este pavilhão cheio para festejar este título, mas sentimos a força deles. Este título é para eles. O facto de as jogadoras mais novas estarem dispostas a darem bons minutos dentro da quadra é algo que se consegue durante a semana. A idade não interessa. O que interessa é a qualidade e a intensidade com que as jogadoras treinam durante a semana. Este era um objetivo coletivo, pessoal e era algo pelo qual ansiava muito desde que disse o 'Sim' ao Benfica. É o concretizar de um sonho"

 

Mariana Silva (MVP da final da Taça de Portugal): "Estou ainda um pouco emocionada. O prémio individual é de toda a equipa. Não estaria aqui sem elas. Não fui só eu que marquei os pontos. Somos merecedoras deste título. A meio do quarto período já estávamos a perceber o que ia acontecer. Foi uma grande emoção."

 

Marta Martins (base do Benfica): "É um sentimento indescritível. O Benfica é a minha casa. Eu amo o Benfica e amo esta equipa. Estamos muito felizes. Ontem tivemos um jogo desgastante, mas quando se trata de uma final, é para ganhar, ainda para mais na nossa casa. Este é o nosso campo e temos de defender as nossas cores sempre. A motivação estava a um nível máximo."

 

Sofia Ramalho (base do Benfica): "Toda esta celebração é mais do que merecida. Esta foi mais uma batalha que ganhámos, mas ainda falta o Campeonato Nacional. O meu papel na equipa também passa por transmitir a minha experiência às mais novas e acho que isso foi notório no banco. Temos de estar todas preparadas, mas o mais importante foi a vitória."

 

Altia Anderson (extremo/poste do Benfica): "Este título significa muito. Temos uma grande equipa, um grande treinador e uma grande cultura. Treinámos bastante para isto e estou muito contente por estar envolvida nesta conquista. Obrigado aos adeptos pelo apoio. Vamos continuar a lutar por mais títulos."