Benfica na rota de recorde financeiro

O Benfica está a apenas um jogo de realizar o maior encaixe financeiro de uma equipa portuguesa nas competições europeias com 28,5 milhões de euros. O feito pode ser confirmado hoje (às 17h00) frente ao Zenit, num encontro para o qual parte com vantagem, depois da vitória na primeira mão (1-0) no Estádio da Luz, há três semanas. Com uma campanha extremamente positiva na Liga dos Campeões, as águias já ganharam, até ao momento, 22,5 milhões de euros.

 

Assim repartidos: 12 milhões pela entrada direta da fase de grupos, 5 milhões (por três vitórias e um empate) e 5,5 milhões de euros pela passagem aos oitavos de final. O triunfo conseguido em Lisboa coloca o Benfica em vantagem para amealhar mais 6 milhões de euros, fruto da passagem aos quartos de final da Liga milionária. As águias estão assim perto de fazer um encaixe financeiro recorde nas provas europeias. O FC Porto é o detentor desse máximo com 27 milhões de euros, estabelecido quando ganhou a segunda Liga dos Campeões em 2004/05 sob o comando de José Mourinho. Às verbas obtidas pelos encarnados há ainda a somar o Market Pool, dinheiro atribuído pela UEFA a todos os participantes consoante o número de jogos realizados e as respetivas transmissões televisivas.

 

O recorde do Benfica nas provas europeias é de 22,9 milhões e foi estabelecido em 2011/12 quando passou aos quartos de final da Liga dos Campeões (19,2 milhões em resultados e 3,7 em Market Pool). Nem mesmo quando, nas épocas seguintes, conseguiu atingir a final da Liga Europa ganhou mais dinheiro. Em 2012/13 (perdeu para o Chelsea 2-1) encaixou 20,1 milhões e em 2013/14 (perdeu para o Sevilha 4-2 nos penáltis) angariou 20,6 milhões de euros.

 

A equipa do Benfica prepara-se assim para encher hoje os cofres ao tesoureiro da Luz, depois de ter derrotado o Sporting (1-0) no dérbi de Alvalade, resultado que permitiu às águias ascenderem pela primeira vez à liderança isolada da Liga. Vitória: "Vamos ter de defender bem" Rui Vitória admitiu ontem que o Benfica vai ter de "defender muito bem" frente ao Zenit, mas rejeitou a tática do ‘autocarro’, no jogo de hoje (17h00, RTP1) da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões.

 

O Benfica está em vantagem, depois do triunfo na Luz (1-0), mas o técnico das águias quer marcar na Rússia. "Teremos momentos em que vamos ter a necessidade de fechar, mas também teremos momentos em que tentaremos fazer golos. O que é importante é que estamos preparados para essas situações. Estamos aqui com o objetivo de marcar", afirmou. O técnico português está confiante em "passar a eliminatória", mas também tem consciência de que vai ter pela frente uma "equipa muito poderosa, com jogadores de grande qualidade" e liderada por "um excelente treinador [Villas-Boas]".

 

Com Luisão e Lisandro López lesionados e Jardel castigado, Rui Vitória vai obrigatoriamente ter de mexer na dupla de centrais, mas preferiu não adiantar quem irá ser o companheiro do sueco Lindelof. O técnico dos encarnados poderá utilizar Rúben Dias, defesa de 18 anos da equipa B, ou então adaptar Fejsa ou Samaris. "Não vou dizer", concluiu.

 

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/desporto/futebol/detalhe/benfica_na_rota_de_recorde_financeiro.html