O Benfica não depende apenas de si próprio para conquistar o título e festejar o inédito pentacampeonato. Os ‘encarnados’ têm cinco pontos de desvantagem para o líder FC Porto a dez jornadas do fim (há 30 pontos em disputa) e apenas por uma vez na história recuperaram de cinco pontos com uma dezena de jogos por cumprir.
Este feito histórico aconteceu há 82 anos na época 1935/1936, quando o Sporting liderava na quarta jornada num campeonato com apenas 14 rondas. Nesta temporada, a distância real entre os rivais era de três pontos (na altura cada triunfo valia dois pontos) e apenas convertendo cada vitória para os atuais três se chega à referida diferença.
No entanto, a equipa de Rui Vitória já demonstrou ser capaz de recuperar de grandes desvantagens pontuais. Na época 2015/2016, aquando da estreia do técnico no clube da Luz, o Benfica conseguiu anular uma desvantagem de sete pontos para o Sporting e conquistar o título nacional, algo inédito na sua história.
Há, porém, um facto que corre contra os ‘encarnados’. Desde que cada vitória vale três pontos – algo que aconteceu apenas em 1995/1996 – nunca um clube português deixou escapar o título com uma vantagem de cinco pontos para o segundo classificado a dez jornadas do fim.
https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/benfica-precisa-de-fazer-historia-para-ser-pentacampeao