Fonte
abola
Paulo Almeida será o primeiro reforço
O Benfica já tem um pré-acordo para a próxima época com o médio brasileiro do Santos, Paulo Almeida, que termina contrato com o seu clube em Junho deste ano. A notícia foi avançada a A BOLA por fontes seguras próximas do clube brasileiro e do próprio jogador e só é preciso esperar pela confirmação oficial do Benfica, o que nunca deverá acontecer antes de Maio, com o aproximar do final da temporada. Luís Filipe Vieira começa assim a cumprir a sua promessa de reforçar o plantel com jogadores de qualidade.
Paulo Almeida deve tornar-se o primeiro reforço do Benfica para 2004/05. O final do seu contrato com o Santos facilitou o pré acordo com o Benfica, que está a negociar o jovem jogador através do empresário uruguaio Juan Figger, a quem os encarnados também recorreram para a transferência de Luisão do Cruzeiro para a Luz. Paulo Almeida completa 23 anos no próximo mês e é um médio volante, como se designa no Brasil, um jogador com características defensivas mas igualmente capaz de integrar bem a fase ofensiva. Paulo Almeida é internacional sub-23 pelo Brasil e integrou a selecção olímpica, chamado por Ricardo Gomes, no torneio pré-olímpico deste ano, que decorreu no Chile, e no qual o Brasil não logrou o apuramento para os Jogos de Atenas, em Agosto. Com cinco jogos como titular pela selecção canarinha naquele torneio (em sete disputados), Paulo Almeida jogou com o sportinguista Fábio Rochemback e só não teve a companhia do benfiquista Luisão porque o Benfica, recorde-se, não libertou o jogador para o pré-olímpico sul-americano.
Campeão brasileiro em 2002
Paulo Almeida actua no meio-campo do Santos habitualmente ao lado de Renato, outro médio pelo qual o Benfica chegou a mostrar algum interesse em Dezembro último, quando abriu o chamado mercado de Inverno. Paulo Almeida (quase 23 anos) é mais novo do que Renato (25 anos), mas este já atingiu a selecção principal do Brasil (tirando o lugar a Emerson, da Roma) e, sobretudo por isso, entrou num processo de valorização provavelmente insuportável para o Benfica do ponto de vista financeiro. Nascido na localidade de Itarantim, estado da Baía, a 20 de Abril de 1981, Paulo Almeida (1,76 e 74 kg) chegou ao Santos em 2000 e integrou (com 28 jogos) a equipa campeã do Brasileirão em 2002, junto de grandes figuras como os jovens Diego e Robinho, também seus companheiros na selecção de sub-23. Por via da selecção mas também do Santos, Paulo Almeida já ganhou alguma experiência internacional; no ano passado fez 13 jogos na dificílima Taça dos Libertadores (a taça dos campeões sul-americanos) e integrou ainda a selecção (já então de sub-23, para preparar o pré-olímpico) que o Brasil levou à Taça de Ouro, nos Estados Unidos. Nesse torneio, Paulo Almeida fez cinco jogos, numa equipa onde pontificava, por exemplo, Kaká, hoje o novo herói do Milan, de Itália.
Jogador bravo... para cumprir promessa de Vieira
De 2000 até ao momento, Paulo Almeida já fez mais de cem jogos pelo Santos, apesar de toda a sua juventude. Sem ser um dotado tecnicamente, Paulo Almeida é visto como um jogador bravo e capaz de fazer de modo competente as funções de um 6 (médio mais defensivo) ou mesmo um 8 (médio que entra também de forma mais sistemática na construção ofensiva). A sua idade faz com que disponha ainda de enorme margem de progressão. A oficializar-se esta contratação, Luís Filipe Vieira começará a cumprir a promessa, efectuada durante a viagem aos EUA, de que irá reforçar o plantel com três ou quatro jogadores de grande qualidade.