SL Benfica e Sporting CP B encontraram-se para o primeiro dérbi no futebol feminino. As águias foram mais fortes e venceram, por 4-0, na 5.ª jornada do Campeonato Nacional da segunda divisão - Série E.
Primeiros minutos na Tapadinha - perante a presença de cerca de 600 adeptos nas bancadas -, com o Benfica a acercar-se com perigo da baliza do Sporting B, mas o resultado teimava em manter-se no nulo. Geyse, Darlene e Ana Alice tiveram soberanas oportunidades, nos 10' iniciais, para inaugurar o marcador.
Todavia, aos 11', o Benfica fez o primeiro. Pauleta, na área, foi oportuna, atirou a contar e colocou justiça no marcador. Realce para o facto de a equipa ter dedicado o golo a Evy Pereira, ausente do dérbi devido a lesão.
O Sporting B esboçou o primeiro ataque aos 16’, mas sem perigo para Dani Neuhaus. Porém, aos 18’, Mariana Rosa obrigou a guarda-redes brasileira do Benfica a defesa apertada.
Ao susto respondeu o Benfica com novo golo. Aos 21’, Daiane ultrapassou a guarda-redes leonina e atirou para a baliza deserta. Era o 2-0 na Tapadinha! Mesmo a vencerem, as águias continuaram a carregar e Maiara, aos 30' e aos 32', voltou a estar perto de ser feliz.
Aos 38’, Dani Neuhaus tirou o pão da boca a Inês Macedo, que apareceu isolada na área encarnada. Ao intervalo, o 2-0 até era algo lisonjeiro para tanta situação de golo criada pelas pupilas às ordens de João Marques.
A segunda parte deu seguimento ao que se passara no primeiro tempo: o Benfica entrou mais forte e aos 48’, Darlene obrigou Carolina Joia a nova estirada. Aos 59', foi a vez de Pauleta, com um remate de fora da área, testar a atenção da guardiã leonina.
Das ameaças ao golo distam cinco minutos. Aos 64’, Darlene arrancou da esquerda e assistiu Geyse, que encostou para o 3-0. O 4-0 surgiu aos 71’ através de uma grande penalidade convertida por Darlene, que desta forma fez o gosto ao pé na partida.
A primeira investida das verdes e brancas na segunda parte aconteceu aos 84’, mas Dani Neuhaus saiu rápido da área e anulou o lance. O Benfica continua como líder isolado, com 15 pontos, 89 golos marcados e nenhum concedido.
O próximo desafio da equipa feminina do Benfica é a contar para a Taça de Portugal frente ao Palmelense, fora de portas. A partida está marcada para 1 de novembro, no Campo Cornelio Palma.
O treinador João Marques lançou de início Dani Neuhaus; Inês Queiroga, Ana Alice, Sílvia Rebelo, Daiane; Pauleta, Patrícia Llanos, Jassie, Maiara; Geyse e Darlene.
Texto: Marco Rebelo
https://www.slbenfica.pt/pt-pt/agora/noticias/2018-2019/10/28/futebol-feminino-cronica-derbi-benfica-sporting-b-5-jornada-campeonato-nacional