Fonte
www.record.pt
"Dificilmente vou ficar." Foi assim, de forma directa, que Caneira respondeu a uma pergunta acerca da sua continuidade no Benfica. À partida da selecção para Macau, o defesa emprestado aos encarnados pelo Inter dissipou as poucas dúvidas. Agora, vai aguardar que o Mundial lhe abra novas portas, em Portugal ou no estrangeiro. Além de Cristiano, os encarnados podem contratar mais um lateral-esquerdo
CANEIRA adoptou, ontem, um discurso de despedida do Benfica. À partida da selecção nacional para Macau, o defesa dos encarnados foi peremptório quando questionado sobre o futuro. "Dificilmente vou ficar", afirmou, sem surpresa, aquele que é o único representante do Benfica nos 23 jogadores que vão defender as cores nacionais no Mundial.
Apesar de Caneira ter assumido apenas agora as dificuldades em continuar na Luz, as mesmas já eram visíveis há algum tempo. Aliás, na última terça-feira o jovem fez um alerta. "Após o Mundial podem-se abrir novas portas, seja em Portugal ou no estrangeiro", referiu. Uma frase que caiu mal entre os responsáveis benfiquistas que interpretaram estas palavras como indicadoras de pouca disponibilidade do jogador para continuar na Luz.
O certo é que a convocatória de Caneira para o Mundial acabou por dificultar ainda mais o já de si complicado processo.
Para conseguirem manter o direito de opção sobre o jogador, os dirigentes do clube da Luz teriam de negociar com o próprio atleta a renovação do respectivo contrato. Ora, dificilmente Caneira renovaria antes de participar no Mundial, pois o defesa polivalente prefere aguardar para fazer uma avaliação do mercado após a competição.
Mas os problemas do Benfica não se ficavam pela renovação com Caneira. Isto porque o detentor do passe do jogador é o Inter de Milão, clube ao qual os encarnados teriam de pagar uma verba de 2,8 milhões de euros para poderem manter Caneira no plantel.
Agora, devido às declarações proferidas ontem pelo jogador, os responsáveis benfiquistas devem desistir de contactar os italianos para manter um atleta que já manifestou publicamente ser complicado continuar. Assim, a deslocação de Luís Filipe Vieira a Milão inicialmente prevista para os próximos dias deverá ser cancelada e o "dossier" Caneira definitivamente encerrado.
Quanto ao defesa, a sua grande preocupação no momento é exibir-se a bom nível no Campeonato do Mundo. E nem o facto de ter partido para o estágio em Macau sem ter a certeza de onde jogará na próxima temporada lhe retira qualquer dose de confiança.
"Não me sinto nada limitado por não ter resolvido ainda o futuro antes do Mundial", garantiu, ontem, no meio da grande confusão que se gerou no aeroporto da Portela aquando da partida da selecção nacional.