Fonte
www.ojogo.pt
"Caso Dani" à beira da resolução final
O caso que tem oposto o avançado Dani ao Benfica poderá estar a poucas horas do desfecho. A posição final, a ser tomada pelos responsáveis da FIFA, é aguardada pela Direcção dos "encarnados" com alguma expectativa, embora com confiança na vitória do clube neste assunto. "Existe uma acentuada expectativa para que, nos próximos dias, as instâncias internacionais do futebol se pronunciem sobre o 'caso Dani'", anunciou João Malheiro ao fim da manhã de ontem.
A história do confronto entre o emblema da águia e o internacional português remonta a meados de Novembro de 2000, quando o clube decidiu suspendê-lo por alegados excessos extrafutebol, condicionadores do seu rendimento. Esta posição foi apresentada ao jogador numa reunião com Manuel Vilarinho e o próprio treinador, então José Mourinho, defendeu Dani, facto que provocou mais um atrito com a actual Direcção. Confrontado com esta decisão, o avançado contestou o castigo e procurou a rescisão contratual com justa causa, alegando não ter recebido a devida nota de culpa e, como tal, não poder ser impedido de trabalhar. Uma Comissão Arbitral Paritária ajuizou entretanto em favor do Benfica e resta agora saber se os órgãos do futebol internacional confirmarão esta posição. João Malheiro expressou a confiança de que isso aconteça: "Nessa matéria o nosso clube vai ser financeiramente ressarcido." Em princípio, será o próprio atleta, que entretanto rumou ao Atlético de Madrid, a liquidar o montante definido.
Queixa contra a Lazio seguiu para a FIFA
Entretanto, como ontem foi noticiado, o Benfica considera-se igualmente credor da Lazio na sequência da transferência de Poborsky para o emblema italiano. Nesse sentido já endereçou para a FIFA a correspondente queixa. João Malheiro confirmou este avanço e corrigiu a informação veiculada anteriormente, realçando que do valor total cerca de 1,5 milhões de euros (300 mil contos), apenas está em causa a derradeira prestação. "Mantendo-se completamente válidos todos os juízos feitos nessa matéria, é preciso esclarecer que a dívida da Lazio ao Benfica se reporta à terceira e última prestação da transferência. Seja como for, o prazo foi completamente ultrapassado e a queixa para a FIFA já seguiu", garantiu o director de comunicação.
PEDRO MIGUEL AZEVEDO
20-02-2002