Fonte
www.ojogo.pt
Queixa na FIFA contra a Lázio
O Benfica anunciou ontem que vai interpor uma queixa na FIFA contra a Lázio de Roma. Na base de tal drástica medida está o facto do clube italiano ainda não ter liquidado uma verba que ronda o milhão e meio de euros (300 mil contos) relativo à transferência do internacional checo Karel Poborsky, em Janeiro do ano passado.
Recorde-se que o extremo-direito rumou para Itália a meio da pretérita temporada quando se aproximava o termo da sua ligação ao clube época. Foi na iminência de não obter nenhuma contrapartida financeira que Manuel Vilarinho aceitou negociar a transferência por um valor baixo.
O empréstimo de Pesaresi parecia indiciar as boas relações entre os dois emblemas mas, inesperadamente, constata-se que tal não corresponde à realidade. Treze meses volvido sobre a saída de Poborsky os "encarnados" reclamam o dinheiro acordado e que ainda não entraram nos cofres da Luz. Resta agora à direcção liderada por Manuel Vilarinho aguardar pela decisão do orgão máximo do futebol mundial.
João Malheiro comunicou a decisão tomada pelo clube numa altura em que o prazo para o pagamento da transferência de Poborsky "está mais do que ultrapassado" e observou que actualmente o "Benfica passou de devedor a credor".
O porta-voz do clube da Luz recordou que "durante os últimos três ou quatro anos não foram poucas as vezes que a imprensa nacional e estrangeira noticiou incumprimentos de natureza financeira. Há ano e meio que isso não acontece e o Benfica recuperou credibilidade e honradez. Esta direcção pagou mais de três milhões e meio de contos [17 milhões e meio de euros] e resolveu mais de cinco milhões de contos [25 milhões de euros] de passivo", declarou.
IRENE PALMA
19-02-2002