Djuricic, o «Cruyff dos Balcãs» que já recusou o Man. United

Submetida por PlusUltra em
Fonte
Texto por José Bragança 

No primeiro dia de competição no Campeonato da Europa de Sub-21, o benfiquista Filip Djuricic esteve em destaque com a sua Sérvia. Numa altura em que o criativo não tem a sua situação definida quando ao futuro, o zerozero.pt recorda-lhe a carreira daquele que é conhecido como o «Cruyff dos Balcãs» e que já recusou um convite do Manchester United.

 

Com passagens pela Liga holandesa, onde representou o Heerenveen, Djuricic - que fez a sua formação no Estrela Vermelha - alinhou também nos sérvios do Radnicki Obrenovac, clube da sua terra natal (uma pequena cidade perto de Belgrado).

 

Nos Países Baixos, Djuricic chegou a ser comparado a Johan Cruyff face às qualidades apresentadas. A alcunha foi dada por Gerrie Muhren (um olheiro do Ajax, que jogou ao lado de Johan Cruyff) e que a dado momento o apelidou de The Balkan Cruyff (Cruyff dos Balcãs), quando o Ajax de Amesterdão tentava a sua contratação diante do Radnicki Obrenovac, coisa que nunca viria a acontecer.

 

Djuricic em ação pelos Sub-21 da Sérvia no Euro 2015 ©Getty / Martin Rose

 

Forte em progressão, imprevisível com bola colada ao pé, o sérvio empresta dinamismo e categoria ao jogo. Visto por muitos analistas de táticas e jogo como um atleta que encaixa melhor num sistema 4x2x3x1 ou 4x4x1x1, o sérvio nunca escondeu que gosta de jogar de frente para a baliza, com a batuta do futebol da sua equipa.

 

Jogador de cabeça levantada, sempre em busca de colocar a bola no espaço, Jorge Jesus - primeiro e até agora único técnico de Djuricic em Portugal - chegou a dizer que o sérvio é um 9.5, não negando a excelência da interpretação de jogo que o atleta possui.

 

Seguidor das pisadas do brasileiro Kaká (diz mesmo que é o seu ídolo no futebol), Djuricic é um jogador de fácil aceleração com bola e ocupação do espaço.

 

Aos 17 anos recusou o Manchester United

 

Djuricic viu desde cedo renomados emblemas atentos ao seu talento. Aos 17 anos, por exemplo, chegou a fazer um treino no Manchester United ao lado de Cristiano Ronaldo, Vidic, Rio Ferndinand, entre outros. Recebeu um convite para assinar pelos red devils, mas acabou por recusar. O Manchester United propôs contratá-lo e depois emprestá-lo para que pudesse evoluir e também como forma de evitar problemas com a licença de trabalho, em Inglaterra. Mas, na altura, Djuricic e a sua família entenderam que não seria a melhor opção.

 

Acabaria, depois, por rumar ao Heerenveen, como lhe demos conta no começo deste texto, tendo chegado ao Benfica em 2013 mas nunca se conseguiu impor. Já com contrato com as águias, foi emprestado aos alemães do FSV Mainz e aos ingleses do Southampton.

 

Talentoso com a bola nos pés, Djuricic já vai espalhando classe nos relvados da República Checa ao serviço da Sérvia, isto enquanto o Benfica trata de resolver a sua situação. Saída em definitivo ou por empréstimo ou uma integração no plantel de Rui Vitória? Essa é a questão do momento para Djuricic que já viu o seu empresário revelar que todos os cenários estão em aberto.

 

Certo é que o sérvio nunca escondeu que pretende deixar a sua marca de águia ao peito. A ver vamos...