Pavilhão Fidelidade a receber esta noite de quarta-feira a 1.ª jornada da Fase de Grupos da FIBA Europe Cup, com SL Benfica e Alba Fehervar a medirem forças na estreia na competição em 2016/17.
Primeiro período com maior qualidade da equipa húngara a terminar com um 13-23. Carlos Lisboa aproveitou para explicar ao grupo o pretendido em quadra e as águias aplicaram-se no período seguinte. Ao intervalo, uma igualdade a 34 pontos.
Reatar e novamente a formação da Hungria a entrar melhor, conseguindo um parcial de 14-21 ao cabo do 3.º período. Nos derradeiros dez minutos reação dos encarnados e segundos finais de enorme emoção com um empate a 68 pontos a vingar até ao final do tempo regulamentar.
Seguiu-se o prolongamento e aguenta coração com o vencedor a ser encontrado no último segundo. Reposição de bola e Carlos Andrade – na raça e na crença – a disparar para os três pontos da vitória!
Carlos Lisboa fez alinhar de início Derek Raivio, Carlos Morais, Carlos Andrade, Damian Hollis e Raven Barber.
Marcaram para as águias: Derek Raivio (17), Raven Barber (16), Damian Hollis (15), João Soares (11), Carlos Andrade (9), Tomás Barroso (4), Mário Fernandes (3) e Carlos Morais (2).
A 2.ª jornada da Fase de Grupos da FIBA Europe Cup disputa-se na próxima terça-feira, dia 25 de outubro, com o SL Benfica a defrontar a formação do Elan Chalon. Este jogo tem início às 19h00, no Le Colisée - Châlon-sur-Saône – França.
Antes há Liga Portuguesa de Basquetebol, com as águias a receberem a equipa da Ovarense. Esta partida, referente à 3.ª jornada da prova, joga-se à 15h00 de sábado, no Pavilhão Fidelidade.
Declarações
“O principal e o que o me deixa satisfeito é que ganhámos, mas não jogámos bem. Tivemos uma grande alma, nunca deixámos de acreditar que podíamos vencer e conseguimo-lo pela grande vontade e enorme entrega dos jogadores. Era importante ganhar este jogo, era o primeiro da fase de grupos desta competição e estamos satisfeitos, mas só pela vitória porque temos muito que trabalhar e melhorar. Alegria sim por ter vencido… mas não podemos fazer 23 turn overs nem cometer tantos erros”, Carlos Lisboa, treinador
“Fui um bocadinho herói… acho que sim, que hoje posso dizer isso. Foi um cesto improvisado mas acreditámos sempre e trabalhámos muito para ganhar. Foi um jogo difícil, começámos muito mal, com muitos erros e acabámos por tornar este jogo difícil para nós. Eles têm uma boa equipa, alta, pesada e forte, mas nós temos mais qualidade do que aquela que apresentámos hoje. Foi mais com o coração do que com a tática mas o mais importante é que acabámos por vencer”, Carlos Andrade, jogador
“Foi um bom jogo por parte de ambas as equipas, um jogo intenso, com as formações a apresentarem um nível similar. Faltou-nos um bocadinho de sorte, mas quero dar os parabéns ao Benfica pois trabalharam muito para a sorte que nos faltou e vencer o jogo. Tivemos oportunidade de ganhar, não o conseguimos, mas estou satisfeito com o trabalho do meu grupo e este é apenas o primeiro jogo”, Branislav Dzunic, treinador